terça-feira, agosto 31, 2010

Regional Nordeste recebe a Praça da Cidadania 2010




O bairro Paulo VI, na região Nordeste, recebeu neste último sábado, dia 28, a Praça da Cidadania 2010. Promovido pela iniciativa privada com apoio do setor público e mobilização da comunidade local, o evento visa sensibilizar as pessoas sobre temas que envolvem saúde, meio ambiente, sustentabilidade e serviços públicos.

A regional Nordeste disponibilizou agentes do Plantão Social, cujo atendimento consistia em explicar sobre o funcionamento dos serviços prestados à população pela Gerência Regional de Políticas Sociais, sobretudo o bolsa família. O público teve acesso também a exemplares de duas publicações reunindo obras produzidas pela própria comunidade do Paulo VI.

Além dos serviços, o público pôde prestigiar apresentações culturais. O grupo Baturca Lata, formado por crianças da comunidade que usam latas como instrumentos, fez uma calorosa apresentação empolgando a todos os expectadores. Logo após o batuque, foi a vez do festival “Dança dos Talentosos”, coordenado pela Escola Municipal Sobral Pinto. Diversos alunos se apresentaram desde o tango, passando pelo break dance até à dança do ventre.

Esta foi a segunda edição da Praça da Cidadania na regional Nordeste. A primeira aconteceu em 2009 no bairro Ribeiro de Abreu.

Clique aqui para ver mais fotos.

segunda-feira, agosto 30, 2010

Show dos Detonautas agita a Regional Nordeste




Tarde de domingo, movimentação intensa, pessoas uniformizadas de preto e um grande público no campo do Inconfidência, bairro Concórdia. Às 16h começou o evento. No entanto, dessa vez não era o futebol a atração do dia, mas outra paixão nacional, o rock. A apresentação ficou por conta da banda Detonautas Roque Clube, que atraiu cerca de 3 mil pessoas ao local.

O show durou em torno de uma hora e meia e foi aberto com a canção “Você me faz tão bem”. No repertório, vários hits da banda, como “O dia que não terminou”, “Quando o sol se for” e “Tênis Roque”, passando por lançamentos recentes como “Só nós dois” e “O inferno são os outros”. Com direito ainda a covers de Legião Urbana com “Que país é esse?” e Raul Seixas, levando todos ao delírio com “Metamorfose ambulante” e “Sociedade Alternativa”.


A banda, liderada pelo vocalista Tico Santa Cruz, demonstrou grande sintonia com o público, que cantava, pulava, batia palmas e quase ia à loucura em cada música tocada. Tico ainda passava mensagens positivas aos jovens presentes no show, falando sobre a importância da educação na formação de um país melhor para todos. Disse ainda que para um jovem, “a maior demonstração de rebeldia é se tornar inteligente”.

O evento, realizado pela rádio Mix FM com apoio da PBH/Regional Nordeste proporcionou uma grande oportunidade de entretenimento para a comunidade local e aos fãs de rock nacional. Renato Rocha, guitarrista dos Detonautas, aprovou a recepção do público. “O pessoal aqui é muito caloroso, a energia deles é muito forte e isso contagia a gente. Esperamos voltar mais vezes”.

O show aconteceu no último domingo, dia 29, no campo do Inconfidência, bairro Concórdia. A entrada foi gratuita.


quinta-feira, agosto 26, 2010

Secretário regional Nordeste ressalta parceria da PBH com rádio Mix




O Secretário de Administração Municipal Regional Nordeste, Cláudio Vilela, concedeu na manhã de hoje, entrevista à Rádio Mix FM de Belo Horizonte, onde agradeceu pela parceria da emissora com a PBH/regional Nordeste, que promove seu segundo show na regional. O primeiro foi em 2008, com Armadinho. Agora a banda convidada foi o Detonautas Roque Clube.

Vilela também ressaltou os serviços prestados à população da região, formada por 66 bairros com o total de 30 mil habitantes, atendidos por 20 equipamentos de saúde e 30 escolas. “A diretriz passada pelo prefeito é que as regionais mantenham a excelência no atendimento ao munícipe e seja a voz da PBH”.

Ao final da entrevista, o secretário convidou a população para o evento, que acontecerá no próximo domingo, dia 29, às 15h no Campo do Inconfidência, rua Jundiaí, bairro Concórdia.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Movimento Respeito por BH passa pela Regional Nordeste



Fachada antes da limpeza
Estudantes, moradores locais e membros da Associação Comunitária do Bairro Santa Cruz se uniram neste último sábado por uma boa causa. Foi realizada a limpeza das pichações na fachada do Conselho Tutelar Nordeste, no bairro Cachoeirinha. A ação faz parte do Movimento Respeito por BH, que vem promovendo a remoção de pichações em diversos pontos das regionais na capital. 

Munidas de tinta e rolo, dezenas de pessoas participaram da ação e aprovaram a iniciativa que envolve órgãos públicos, privados e a sociedade. O Secretário Administrativo da Regional Nordeste, Cláudio Vilela, afirmou que no combate contra a poluição visual e atos de vandalismo na cidade, todos devem se unir. “Esta é uma luta que envolve não só a Prefeitura, mas toda a população. Depende de todos para fazermos de Belo Horizonte uma cidade mais limpa”.

Além das atividades de despiche, o público prestigiou a apresentação da Banda da Guarda Municipal e do grupo de percussão da Escola Municipal Eleonora Pieruccetti. Houve também distribuição de algodão doce e mesas de ping-pong, onde os participantes se divertiram após ajudarem na limpeza dos muros.
A limpeza deu cara nova para a fachada do Conselho Tutelar Nordeste

sexta-feira, agosto 20, 2010

Movimento Respeito por BH promove ação de despiche na Nordeste




As pichações feitas nas sedes do Conselho Tutelar Nordeste e a Associação Comunitária do Bairro Santa Cruz estão com seu tempo contado. Os locais irão passar por uma ação de despiche amanhã, promovida pelo Movimento Respeito por BH. A mobilização se inicia às 9h, na Av. Bernardo Vasconcelos, 1374, bairro Santa Cruz, região Nordeste.

Além da remoção das pichações, feita com ajuda das pessoas presentes, haverá ainda apresentação da banda da Guarda Municipal e do grupo de percussão formado por alunos da Escola Municipal Eleonora Pieruccetti. A comunidade também pode prestigiar as diversas atividades de lazer, como pula-pula, mesas de ping-pong, totó e muito mais.

O Movimento Respeito por BH reúne setores públicos como a Prefeitura de Belo Horizonte, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público Estadual e setores privados, juntamente com a sociedade civil. Sendo que, um dos objetivos desta união é o combate à poluição visual na capital, que vem atingindo a cidade nos últimos tempos.

quinta-feira, agosto 19, 2010

Almoço com arte na Regional Nordeste




As obras são exibidas com muito orgulho pelos servidores

Graças à criatividade dos trabalhadores, o horário de almoço passou a ter um significado a mais na Regional Nordeste. Agora, o tempo antes dedicado apenas a refeição, vem sendo dividido com a arte. Liderados por José Cirilo, pintor há 28 anos, funcionários da regional realizam, semanalmente, oficinas de pintura após almoçarem. A atividade foi batizada de “Almoçarte” e já acontece há três meses, sempre nas quartas-feiras das 13h às 14h.

Maria das Dores, idealizadora do projeto, explicou que vinha observando a falta de opções para os funcionários preencherem o tempo restante do horário de almoço. “Queria promover alguma atividade durante esse tempo. Sou apaixonada por arte, então resolvi reunir algumas colegas para pintar e chamei meu colega Cirilo, que é artista, e o pedi para nos acompanhar”. 

A idéia agradou o artista, que logo se dispôs a compartilhar seu talento e coordenar o Almoçarte. “Todo esse projeto aconteceu de forma muito espontânea e voluntária, não se pede ninguém para pintar, pois é algo que vem de dentro da gente. A arte acrescenta muito na qualidade de vida das pessoas. Estamos de portas abertas para todos que quiserem se juntar a nós”. 

Cirilo é funcionário da SLU há 30 anos e trabalha na Nordeste há três. Despertou seu talento para a arte em 1982 e inspirado em pintores como Monet e Van Gogh, desenvolveu-se na técnica impressionista. Segundo ele, seus trabalhos são uma “releitura de BH” e hoje somam mais de mil produções. Suas obras já foram expostas no SESC e Palácio das Artes, também em exposições na Itália, Espanha e Portugal. Participou ainda do “SLU é Arte” e fez diversos murais cuja temática era a preocupação com o lixo.

O Almoçarte é um projeto voluntário e para participar basta procurar o grupo. As oficinas acontecem no interior da regional, próximo à Gerência Regional de Recursos Humanos. Sob a coordenação de Cirilo, os funcionários estão produzindo série de pinturas onde a paisagem retratada é o seu local de trabalho, mais conhecido como “fazendinha”.
Algumas das obras pintadas pelos participantes
 

quarta-feira, agosto 18, 2010

Lideranças comunitárias falam de suas experiências no OP



Conversamos com duas lideranças comunitárias sobre suas respectivas experiências no Orçamento Participativo. Os entrevistados se mostraram otimistas quanto as obras e satisfeitos em representar as comunidades onde moram.

Carlos Alberto do Santos, mais conhecido como Cacá, morador e liderança comunitária na Vila São Paulo participou pela primeira vez e resumiu em poucas palavras o seu sentimento.

Cacá


“Nesta minha primeira participação no OP, defendo a construção de uma passarela na Rua Maria Pietra Machado, Vila São Paulo. Todos da comunidade estão muito confiantes na execução da obra, pois houve grande participação dos moradores. A segunda rodada do OP foi ótima para nós. Agora vamos rumo a Caravana e ao Fórum com as melhores expectativas possíveis”.






José Ângelo da Silva,  líder comunitário e morador da região dos bairros Jardim Vitória e Bela Vitória, participa do OP desde o ano 2000. Em sua quarta participação, primeira como líder comunitário, Ângelo nos contou das obras conquistadas pela sua comunidade e suas expectativas para o processo de 2011/2012 do Orçamento Participativo.

José Ângelo
“Participo do OP desde o ano 2000, quando conquistamos o Centro de Saúde Marcelo Pontel Gomes, inaugurado em 2006. Também conseguimos uma quadra poliesportiva no bairro Jardim Vitória, com obras previstas para começar até o início de 2011. Agora lutamos pela revitalização do Parque Vitória e já estamos preparados para a caravana e o fórum, onde vamos conhecer as obras das outras comunidades a apresentar a nossa. Nesta segunda rodada participei de várias plenárias, assim percebi o quanto é democrática a maneira como o processo do OP é conduzido. Estou muito otimista e minhas expectativas quanto a nossa obra não poderiam ser melhores. Através do Orçamento Participativo já conseguimos outras duas obras para a comunidade do Vitória”.

sábado, agosto 14, 2010

Crianças se divertem em 2ª Etapa da Campanha de Multivacinação na Nordeste



O Centro de Saúde Gentil Gomes, no bairro Santa Cruz, região Nordeste, ofereceu uma programação especial durante a 2ª Etapa da Campanha de Multivacinação neste sábado, dia 14. Após serem vacinadas contra paralisia infantil e outras doenças, as crianças podiam se divertir à vontade. Havia diversas atrações como piscina de bolinhas, apresentação de teatro, desenhos para colorir, algodão doce, pintura e, claro, a presença do Zé Gotinha.

Bem humorada, Neudete dos Santos, mãe de Aléssio e Pablo, de 3 e 2 anos, tentava convencer os filhos a deixar a piscina de bolinhas. “Depois que eles tomaram a vacina e foram brincar, não querem mais ir embora. Vai ser uma luta tirá-los daqui. Mas vale a pena, os meninos estão gostando muito”.



Além das atividades artísticas e de recreação, o centro de saúde também ofereceu mais um serviço para complementar o dia de vacinação. As crianças também passavam por uma avaliação odontológica e os pais orientados sobre possíveis tratamentos, caso houvesse necessidade. A dentista Elina Matos ressaltou que esse era um meio de alcançar mais crianças dessa faixa etária (0 a 5 anos) e conscientizar os pais sobre a importância da saúde bucal.

O empenho na busca pela prevenção de doenças é a marca da Campanha de Multivacinação, e inspirando nesse princípio, no Centro de Saúde Gentil Gomes houve combate também a outros problemas. Foi montado estande onde um agente da equipe de zoonoses da Nordeste informava, conscientizava e estimulava as pessoas a cuidarem do meio ambiente, combatendo, sobretudo, a dengue.


A vacinação se estendeu das 8h às 17h em todos os centros de saúde da capital e em diversos outros pontos, como escolas, igrejas e creches. Na Regional Nordeste, estiveram disponíveis 47 locais para a vacinação, sendo 21 centros de saúde e 26 postos auxiliares. Ao todo foram 339 profissionais atendendo à população da região.



quinta-feira, agosto 12, 2010

Diversão e vacinação na Regional Nordeste neste sábado




O Centro de Saúde Gentil Gomes (Rua Manoel Passos, 580, Santa Cruz), na Regional Nordeste, terá programação especial para as crianças que forem tomar a segunda dose da vacina contra paralisia infantil neste sábado, dia 14. Haverá apresentações de teatro, artesanato, piscina de bolinhas, pintura, pipoca e atividades de recreação em geral.

A vacinação começará às 8 horas da manhã em todos os centros de saúde da capital e em diversos outros pontos, como escolas, igrejas e creches. Na Regional Nordeste, estarão disponíveis 47 locais para a vacinação, sendo 21 centros de saúde e 26 postos auxiliares. Ao todo serão 339 profissionais atendendo à população na regional.

Os centros de saúde também disponibilizarão outras vacinas, como a Tetravalente, Febre Amarela, Hepatite B, Triviral, DPT, Rotavírus, entre outras. Pois caso haja alguma vacina pendente no cartão da criança, esta será aplicada. Mantendo os cartões de vacinas sempre atualizados.


quarta-feira, agosto 11, 2010

Regional Nordeste promove encontro entre pilotos de BMX



O Bowl do Nova Floresta, como é conhecida a pista de bicicleta do Parque Ismael de Oliveira Fábregas, será palco do 1° Encontro BMX Old School de Belo Horizonte, reunindo às 13h deste domingo, dia 15, os principais e mais antigos pilotos da capital. A Regional Nordeste cumpre papel fundamental na organização e execução do evento, apoiando a prática de um esporte que vem em constante crescimento na cidade.

Neste encontro, cuja ideia é reunir os pilotos mais antigos, haverá diversão para todas as idades, pois a inscrição é gratuita e aberta a todos. Serão distribuídos brindes para o piloto mais velho, para a melhor roupa e manobra temática. No entanto, para aqueles com idade superior a 30 anos, algo diferente foi programado: uma apresentação especial, nomeada “JAM dos Coroas”.

Certamente tanto os admiradores quanto os praticantes de esportes radicais, independente da idade, terão uma boa opção para se divertirem neste domingo. O Parque Ismael de Oliveira Fábregas fica na Rua Horta Barbosa com Rua Iraci Pereira Lima, no bairro Nova Floresta. 

A Regional vem trabalhando em um projeto que visa, além de fortalecer o cenário da BMX em Belo Horizonte, formar mais atletas de ponta, atrair mais patrocinadores e colocar de vez a cidade no cenário dos esportes radicais de ponta. Atualmente, a capital tem seis pistas públicas disponíveis para BMX, skate e patins.

Clique na imagem para ampliá-la

terça-feira, agosto 10, 2010

Nordeste encerra segunda rodada OP com grande participação do público



Quase 2 mil pessoas estiveram prensentes durante a segunda rodada OP

Foi encerrada na Regional Nordeste, nesta quinta-feira, dia 5, a segunda rodada do Orçamento Participativo 2011/2012. Nesta rodada, foram eleitos os delegados e definidos os 25 empreendimentos pré-selecionados para a próxima etapa do processo. A segunda rodada do OP aconteceu entre os dias 27 de julho e 5 de agosto, reunindo1962 pessoas que elegeram 189 delegados.

Na Regional Nordeste, a definição dos empreendimentos trouxe grande expectativa para as comunidades participantes. As obras variavam entre pavimentação e urbanização de vias, ampliação e reforma de centros de saúde, implantação de BH Cidadania e UMEI, elaboração de PGE (Plano Global Específico) e a revitalização de parques. Para a execução das obras na Nordeste, o valor disponível é de R$8,9 milhões.

Morador do bairro Bela Vitória, José Ângelo, mobilizou várias pessoas de sua comunidade para defender uma obra local, a revitalização do Parque Vitória. “Sempre morei neste bairro e já venho lutando há muito tempo pela revitalização do parque. A obra vai beneficiar a todos e o OP é uma oportunidade para conseguirmos isso”, afirma o morador.

Participantes se cadastravam de acordo com seu bairro
Para o Gerente Regional do Orçamento Participativo, Ronaldo Manassés, a mobilização das lideranças da Nordeste foi fundamental no sucesso das assembleias, já que a presença mínima foi atingida em todos os dias da segunda rodada. “Sem as lideranças comunitárias não seria possível tamanha participação das comunidades, que estiveram imensamente envolvidas nessa etapa do OP”.

Na próxima etapa, que se inicia em 21 de novembro, acontece a Caravana de Prioridades, onde os delegados visitam as obras definidas na segunda rodada. Após essa caravana é realizado, no dia 28, o Fórum Regional, que elegerá até 14 obras para compor o Plano Regional de Empreendimentos do OP. No fórum também são eleitos os membros da Comforça – Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Execução do Orçamento Participativo.

Foram definidos os 25 empreendimentos para a próxima etapa do OP

sexta-feira, agosto 06, 2010

Campanha “Carroça Legal 2010” passa pela Regional Nordeste



Durante o início de Agosto, carroceiros de diversos bairros da região foram até sede da Regional Nordeste para regularizar suas atividades. O cadastramento dos profissionais se deve à campanha “Carroça Legal 2010”. Parte do Projeto Carroceiro, a ação é realizada em parceria com a BHTrans e com a as regionais da Prefeitura. Na regional Nordeste estão cadastrados mais de 40 carroceiros.

São emitidos carteira do condutor, certificado da carroça e o licenciamento da atividade, além do emplacamento do veículo. Para o carroceiro Elício Cardoso, morador do bairro São Gabriel, a documentação garante mais segurança no dia a dia. “Caso algo aconteça com a carroça, ela já está registrada e isso facilita resolver os problemas”.

O Projeto Carroceiro mantém uma parceria com a Escola de Veterinária da UFMG. Onde os animais são registrados e recebem assistência médica-veterinária, o que incluí, entre outros, vacinação contra raiva e controle parasitológico. O projeto atende, em toda capital, cerca de 400 carroceiros.

A campanha “Carroça Legal 2010” abrange todas as regionais da cidade e além da regularização, oferecerá cursos aos carroceiros. Serão mais de 20 dias de atendimento.

Histórico

Com a criação das URPV – Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes, em 1996, rapidamente os carroceiros passaram a utilizá-las com grande freqüência, se tornando seus principais usuários. Percebendo o crescimento dessas atividades, a SLU criou em 1998 o Projeto Carroceiro, cujo objetivo era legalizar, organizar e contribuir na inclusão social e geração de renda dos carroceiros na capital. Anualmente são feitas as ações de vacinação dos animais e cadastramento dos carroceiros.

quinta-feira, agosto 05, 2010

Nordeste se prepara para última plenária da segunda rodada do OP 2011/2012



Lideranças defenderam as obras
Acontecerá hoje, na Escola Municipal Professora Eleonora Pieruccetti, às 19h, a última plenária da segunda rodada do Orçamento Participativo 2011/2012. Participarão da assembléia os bairros que constituem a sub-região 4, como Santa Cruz, Cachoeirinha, Nova Cachoeirinha, Lagoinha, Concórdia, entre outros. O local da reunião é situado na Av. Bernardo Vasconcelos, 288, bairro Cachoeirinha. 

Na noite desta quarta-feira, dia 4, a plenária aconteceu no bairro Dom Silvério e seu palco foi a Escola Municipal Professor Edgar da Matta Machado. Estiveram presentes duzentas e quinze pessoas, formando vinte e dois delegados e suplentes. A sub-região representada na noite foi a de número três.

Três também foi o número de solicitações de obras feitas pelos moradores da região. A primeira delas foi a cobertura da quadra da Unidade Municipal de Educação Infantil – UMEI, localizada no São Gabriel. A urbanização de uma via no bairro Vista do Sol foi outra proposta apresentada. Por último, no Ouro Minas, a reivindicação era a ampliação da rede de captação de águas e desmembramento da rede de esgoto pluvial da Rua Santa Leopoldina.

Veja mais fotos clicando aqui!

quarta-feira, agosto 04, 2010

Sub-Região 1 da Nordeste apresenta sete obras na segunda rodada do OP



Mais de 600 pessoas estavam presentes

O Centro de Atendimento à Criança (CAC) São Paulo, recebeu na noite desta terça-feira, dia 3, mais uma assembléia da segunda rodada do Orçamento Participativo 2011/2012. Foram apresentadas sete solicitações de obras para a Sub-Região 1, formada pelos dezesseis bairros, entre eles São Paulo, Maria Goretti, São Marcos, Ipê, Fernão Dias, Dom Joaquim.

Estiveram presentes mais de 600 pessoas, formando 62 delegados e suplentes que defenderão as seguintes obras na próxima etapa do OP: Revitalização do Parque Fernão Dias, no bairro de mesmo nome. Ampliação e reforma do Centro de Saúde Maria Goretti. Criação de rede pluvial em algumas ruas do bairro Pirajá. Drenagem e abertura de uma via no bairro São Marcos. Elaboração de um Plano Global Específico (PGE) e abertura de uma via no bairro São Paulo. A construção de um centro de saúde no bairro Ipê e a construção de uma passarela na Vila São Paulo.

Restam mais duas assembléias para a conclusão da segunda rodada do Orçamento Participativo na regional Nordeste. A próxima acontecerá nesta quarta-feira, dia 4, às 19h na Escola Municipal Professor Edgar da Matta Machado, no bairro Dom Silvério, valendo pela Sub 3. A última assembléia será na Escola Municipal Eleonora Pieruccetti, bairro Lagoinha, no dia 5, quinta-feira, também às 19h. Serão representados os bairros da Sub-Região 4.

Veja mais fotos clicando aqui!

segunda-feira, agosto 02, 2010

“Posso Ajudar?” alcança alto índice de aprovação na Nordeste



Estagiários orientam usuários e organizam o atendimento
Uma série de pesquisas coordenadas pela Gerência de Assistência apontou que 91% dos usuários com atendimento do programa “Posso Ajudar? Amigos da Saúde” nos centros de saúde da Regional Nordeste estão satisfeitos com o projeto. As avaliações foram feitas em 10 unidades de saúde depois de concluídos 60 dias de implantação do programa e levantaram seu impacto no atendimento aos usuários.

Alessandra Souto, supervisora do programa na regional Nordeste, ressaltou a fórmula para os bons resultados obtidos. “O sucesso do programa depende da soma do esforço de todos, desde as gerências e supervisores até os centros de saúde e suas equipes. Todos estão integrados ao trabalho”.

Relatos das pessoas diretamente envolvidas com o “Amigos da Saúde” traduzem os números revelados pelas pesquisas. “O fluxograma do Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo melhorou significativamente com a implantação do serviço ‘Posso Ajudar?’”, afirma o enfermeiro Guilherme Rodrigues.

O programa já passou por duas expansões desde sua implantação na Regional Nordeste, em 2009. A primeira foi em março de 2010 e a segunda em abril, expandindo para doze o número de centros de saúde atendidos. Está prevista para o dia 13 agosto a terceira expansão, a partir da qual todos os centros da regional e a UPA Nordeste passarão a receber equipes do programa.

Atualmente, os centros de saúde atendidos são: Alcides Lins, Gentil Gomes, Conjunto Paulo VI, Ribeiro de Abreu, Leopoldo Crisóstomo, São Gabriel, Vila Maria, Nazaré, Goiânia, Marivanda Baleeiro, Olavo Albino e Maria Goretti.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...