terça-feira, novembro 30, 2010

Alunos da Escola Municipal Professor Paulo Freire visitam Itabira



Os estudantes da Escola Municipal Professor Paulo Freire tiveram uma experiência diferente no mês de novembro. Um grupo com cerca de 260 alunos da escola, que fica na região Nordeste, visitou colegas da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim, em Itabira. O encontro foi marcado por muita festa, com apresentações de música, e atividades de lazer, como basquete de rua e taekwondo. Os belo-horizontinos desembarcaram em Itabira no dia 19 de novembro.

A razão do encontro se deve ao intercâmbio realizado entre as duas escolas durante todo o ano. Através de pseudônimos, os alunos se correspondem por cartas até o dia do encontro, quando se conhecem pessoalmente e pelos verdadeiros nomes.

Ao final, o passeio ainda teve outro atrativo. Alunos das duas cidades visitaram o Memorial Carlos Drummond de Andrade e a concha acústica do Pico do Amor, onde os conterrâneos apresentaram números musicais.

Pouco mais de uma semana depois, no sábado, dia 27 de novembro, os itabiranos retribuíram a visita. Eles foram recebidos na Escola Municipal Professor Paulo Freire.

Alunos da Região Nordeste apresentam espetáculo teatral



Os estudantes da Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares, na região Nordeste, apresentaram ontem, no Teatro Alterosa (avenida Assis Chateau­briand, 499, Floresta) o espetáculo “Tudo uma simples brincadeira”. O grupo teatral da escola é conhecido como “Hugo Encena” e conta com a direção do professor Wanderley Nunes. A atração é um musical baseado em “Os músicos da cidade de Bremem”, famoso conto dos irmãos Grimm, que depois de adaptado para o teatro ficou mais conhecido no Brasil com o nome de “Os Saltimbancos”.

Criado em 2004, o grupo faz apresentações infanto-juvenis. O projeto dá continuidade a uma tradição da escola, que tem verificado ao longo dos últimos anos a importância do incentivo ao teatro como forma de gerar benefícios sócios-culturais e pedagógicos.

Fonte: Diário Oficial do Município (DOM) - 30/11/2010

sexta-feira, novembro 26, 2010

Apresentações infantis marcam 3º Seminário de Igualdade Racial na Regional Nordeste




Mais do que combater todas as formas de preconceito e discriminação, educar e mostrar às crianças que o direito a uma vida digna deve ser garantido a todos os seres humanos, independente de sua raça e de sua cor. O 3º Seminário de Promoção da Igualdade Racial da Regional Nordeste, realizado no último dia 25, deu mais uma mostra de integração e união de esforços entre a Prefeitura e a população de Belo Horizonte.

A sede da secretaria se enfeitou para receber mais de 300 pessoas, entre representantes de associações comunitárias, ONG’s, entidades de classe e órgãos do poder público. O Secretário de Administração da Regional Nordeste, Cláudio Vilela, abriu o encontro destacando a importância de que o combate ao racismo comece nas escolas, preparando as novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Crianças entre 4 e 9 anos, matriculadas no ensino infantil e no 1º ciclo das escolas municipais José de Calazans e Monteiro Lobato, se revezaram no palco em apresentações de dança, música e teatro, sempre com temas ligados à cultura afro-brasileira.

Encerradas as apresentações culturais, os participantes do seminário assistiram a três palestras dedicadas a diferentes temas ligados à promoção da igualdade racial.

A gerente do Centro de Saúde São Marcos, Sorângela Souza, falou sobre a saúde da população negra. Membro da ONG Ceabara (Coletivo de Empresários Afro-Brasileiros), o psicólogo e consultor empresarial José Ricardo Oliveira falou sobre o empreendedorismo entre a população negra. Já o advogado João Magalhães, secretário-geral da Federação Umbandista de Minas Gerais, foi convidado a debater a trajetória das religiões de matriz africana no Brasil.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Regional Nordeste une parceiros no combate à dengue



Uma demonstração da união de esforços entre Poder Público, população, empresários, associações comunitárias e ONG’s. Com uma agenda repleta de ações em toda a cidade, o Dia D de Combate à Dengue será marcado na Regional Nordeste por um conjunto de iniciativas realizadas no principal centro comercial da região.

Neste sábado, dia 27, a partir das 10 horas, o Minas Shopping e o Hipermercado Extra receberão a instalação de diversos estandes montados pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Distrito Sanitário da Regional Nordeste, pela Rede Mobiliza SUS, pela SLU e Gerência de Controle de Zoonoses. Servidores da Prefeitura irão distribuir panfletos informativos, conversar com visitantes do shopping e divulgar as ações que cada morador deve adotar para evitar em suas casas a proliferação de focos do Aedes aegypt, mosquito que pode transmitir a dengue.

O início do período chuvoso e a chegada do verão são os dois principais fatores responsáveis pelo aumento do número de focos de dengue encontrados em Belo Horizonte.

A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem os estandes montados pela Prefeitura durante o Dia D Contra a Dengue na Regional Nordeste. A secretaria trabalha de forma preventiva para evitar que um novo surto da doença atinja os moradores da região. Em 2008, as unidades de saúde da Regional Nordeste registraram mais de seis mil casos da doença. O Dia D irá inaugurar um calendário de atividades que inclui também a realização de seminários, mutirões de limpeza, oficinas e palestras junto à comunidade.

terça-feira, novembro 23, 2010

Regional Nordeste comemora Dia Nacional do Conselheiro Tutelar




Mais de 2.500 atendimentos apenas em 2010. O reconhecido trabalho realizado pelos cinco conselheiros tutelares da Regional Nordeste eleitos pela população em 2009 teve na última sexta-feira, dia 19, um importante momento de integração e confraternização. O 2º Café com os Conselheiros Tutelares da Regional Nordeste foi idealizado pela secretaria para marcar as comemorações do Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, celebrado no dia 18 de novembro.

O auditório da Regional recebeu gerentes de diversas áreas de atuação da secretaria, que tiveram a oportunidade de debater com os conselheiros ações que possam aprofundar a união de esforços entre Regional e Conselho Tutelar. De acordo com o presidente do Conselho Tutelar da Regional Nordeste, Sérgio Santos, a Regional tem se mostrado um parceiro atuante em iniciativas como o combate ao uso de drogas e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Além de Sérgio, participaram do encontro os conselheiros Rose Mary Lessa, Welington Amorim e Ana Conceição Lima. Ex presidente do Conselho, o também conselheiro Frederic Lages teve sua ausência justificada por sua participação no Seminário Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado na última semana em Brasília.

Ao abrir a reunião, o Secretário Adjunto de Administração da Regional Nordeste, Luiz Otávio Caetano, destacou a importância da data que celebra o dedicado e eficiente trabalho realizado pelo Conselhos Tutelares em todo o país.

Após serem apresentados aos gerentes e servidores convidados para o encontro, os conselheiros tutelares da Regional Nordeste enalteceram a iniciativa e foram enfáticos ao defender o estabelecimento de uma agenda conjunta de ações para 2011. O encontro foi encerrado com um café dedicado aos conselheiros em um momento de confraternização e descontraído debate.

quarta-feira, novembro 17, 2010

Regional Nordeste promove cerimônia de certificação do PAIR



No dia 4 de novembro a Regional Nordeste realizou uma cerimônia de certificação dos agentes do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (PAIR). No evento estiveram presentes o secretário Regional Nordeste, Cláudio Vilela, e o secretário adjunto, Luiz Otávio Caetano da Fonseca. Os dois, após falarem sobre importância da união de todos no combate à violência sexual, se encarregaram de entregar os certificados aos novos agentes multiplicadores da região Nordeste.


terça-feira, novembro 16, 2010

Regional Nordeste recebe parceiros para discutir gestão sustentável




A importância das parcerias para uma governança sustentável: Aumentar e fortalecer os vínculos entre Prefeitura, empresas, ONG’s e sociedade civil. O Núcleo de Projetos Especiais (NEPES) da Regional Nordeste realizou na última quinta-feira, dia 11, mais uma etapa do ciclo de seminários Oficina do Saber, onde foram apresentados os parceiros da Regional na implantação de projetos de gestão sustentável na região.

O encontro contou com a participação de gestores públicos, líderes comunitários, empresários e ambientalistas que discutiram a importância do estabelecimento de amplas e permanentes parcerias na construção de uma gestão pública sustentável nos 68 bairros e vilas em que vivem os quase 300 mil habitantes da Regional Nordeste.


Empresas com atuação reconhecida neste setor, entre elas a PUC Minas e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos, foram convidadas pela secretaria a debater ações conjuntas que possam ser adotadas em favor da reciclagem de resíduos sólidos, do uso de formas limpas de energia e da diminuição da emissão de poluentes nas indústrias da região.

Também foram apresentados, entre outros projetos já em andamento, os resultados da parceria entre o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Arthur de Sá e a Companhia Brasileira Recicladora. O convênio vem oferecendo às famílias atendidas pelo CRAS a oportunidade de realizar trabalhos artísticos com materiais reciclados, o que gera uma fonte alternativa de renda para os usuários do programa.

O secretário Regional Nordeste Cláudio Vilela ressaltou a importância de estabelecer parcerias no desenvolvimento sustentável da região. “Precisamos estar unidos nesta causa, pois manter o meio ambiente em boas condições é uma responsabilidade que mobiliza a iniciativa pública, privada e social. Depende de todos nós”.



quarta-feira, novembro 10, 2010

Regional Nordeste promove ações de prevenção aos danos causados pelas chuvas



O acúmulo de lixo nas ruas e córregos aumenta o risco de inundações

A Regional Nordeste inaugurou na manhã da última sexta-feira, dia 5, um calendário de ações junto à população para minimizar os efeitos do período chuvoso nos 68 bairros e vilas da região. O primeiro local escolhido foi a Avenida Bernardo Vasconcellos, na altura do Bairro Palmares. Durante todo o dia, servidores de diversas áreas da secretaria percorreram juntos, distribuíram panfletos informativos e conversaram com os moradores sobre os riscos que podem ser causados pela chuva.

A iniciativa foi planejada com o objetivo de aproximar os Núcleos de Alerta de Chuva (NAC’s) da população, de forma a difundir as ações que devem ser adotadas por cada cidadão para evitar que as chuvas causem enchentes e outros transtornos para os moradores. Gerentes das áreas de limpeza urbana, vigilância sanitária, abordagem de rua, regulação urbana e assistência social reforçarão os trabalhos do Núcleo de Alerta de Chuva organizado por moradores do entorno da Avenida Bernardo Vasconcellos. Até o primeiro trimestre de 2011, prazo previsto para o fim do período chuvoso, mutirões como este serão organizados em todos os bairros da Nordeste onde se apresentarem riscos de enchentes.
Foi realizada poda, limpeza e capina da avenida

A região Nordeste conta com seis pontos críticos, próximos a córregos, onde os NAC’s mantêm atuação durante todo o ano. Atualmente, estes pontos contam com placas de sinalização alertando a população sobre os perigos gerados pela colocação de lixo e entulho fora dos dias de coleta, o que causa o entupimento dos córregos e das bocas de lobo, aumentando o risco de ocorrerem inundações.

O secretário adjunto regional Nordeste, Luiz Otávio Caetano da Fonseca ressalta a importância da participação de todos neste processo. “Estamos limpando as avenidas e córregos para diminuir as chances de enchentes, mas é preciso que todos contribuam não colocando lixo e entulho nas ruas fora dos dias de coleta. Pois isso aumenta o risco de inundações”.

Equipes de abordagem distribuíram panfletos sobre os ricos causados pela chuva aos moradores e comerciantes locais

terça-feira, novembro 09, 2010

Regional Nordeste promove diversas atividades em homenagem ao servidor




Oficinas de artesanato, aulas de pintura, tratamentos de estética, um café da manhã especial e por fim, uma caminhada no parque. O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, foi motivo de muita comemoração na regional Nordeste. A última semana de outubro e as primeiras de novembro foram marcadas por diversas atividades em homenagem aos servidores, que aproveitaram a oportunidade para renovar as energias e reunir-se com os colegas, algo que o ritmo do dia a dia nem sempre permite.

Na última sexta-feira, dia 5, a regional Nordeste promoveu o Café da Manhã com o Servidor, reunindo mais de 200 trabalhadores. Durante a confraternização houve diversas atrações. Músicos da banda da Polícia Militar interpretaram clássicos da música popular brasileira e a professora e acompanhante de educação infantil Fernanda de Sena, da Escola Municipal José de Calazans encantou a todos com uma história sobre a importância dos sonhos em nosso cotidiano. Além disso, os presentes no café tiveram à disposição diversos tratamentos estéticos, como massagens, limpeza de pele, corte de cabelo e escova.

Auxiliar Administrativo há 23 anos, Aguinaldo Rael aproveitou para cortar o cabelo e rever alguns amigos. “Esse evento é muito importante para todos nós, pois reúne os colegas de trabalho. Raramente sobra tempo para conversamos”. A assessora e integrante do Núcleo de Estudos e Projetos Especiais da Regional Nordeste(NEPES), Maria das Dores Andrade, fez limpeza facial e um penteado novo. “Muito bom, nos incentiva a cuidar da beleza. Tive a chance de fazer algo que normalmente não tenho tempo”.

A regional Nordeste tem ainda uma última atividade programada para comemorar o Dia do Servidor. Acontece na quarta-feira, a Caminhada no Parque Guilherme Lage. Acompanhados de profissionais de educação física, os servidores farão, além da caminhada, um alongamento seguido de uma aula de ginástica. O objetivo do evento é promover hábitos saudáveis entre os trabalhadores.


quarta-feira, novembro 03, 2010

Regional Nordeste une esforços em campanha de prevenção aos danos causados pela chuva



A Regional Nordeste inaugura nesta sexta-feira, dia 5, um calendário de ações junto à população para minimizar os efeitos do período chuvoso nos 68 bairros e vilas da região. Durante todo o dia, servidores de diversas áreas da secretaria percorrerão juntos a Avenida Bernardo Vasconcellos, distribuirão panfletos informativos e conversarão com os moradores sobre os riscos que podem ser causados pela chuva.

A iniciativa foi planejada com o objetivo de aproximar os Núcleos de Alerta de Chuva (NAC’s) da população, de forma a difundir as ações que devem ser adotadas por cada cidadão para evitar que as chuvas causem enchentes e outros transtornos para os moradores. A Regional Nordeste conta com seis pontos críticos, próximos a córregos, onde os NAC’s mantém atuação durante todo o ano.

Estes seis pontos contam hoje com placas de sinalização alertando a população sobre os perigos gerados pela colocação de lixo e entulho fora dos dias de coleta, o que causa o entupimento dos córregos e das bocas de lobo e aumenta o risco de ocorrerem inundações.

Nesta sexta-feira, dia 5, gerentes das áreas de limpeza urbana, vigilância sanitária, abordagem de rua, regulação urbana e assistência social reforçarão os trabalhos do Núcleo de Alerta de Chuva organizado por moradores do entorno da Avenida Bernardo Vasconcellos. Até o primeiro trimestre de 2011, prazo previsto para o fim do período chuvoso, a Regional Nordeste irá organizar mutirões como este em todos os bairros onde se apresentarem riscos de enchentes.

A ação desta sexta terá início às 9 horas, na esquina das avenidas Bernardo Vasconcellos e Cristiano Machado, no Bairro Palmares. Informações: 3277-6689.

A ação desta sexta-feira será na Av. Bernardo Vasconcelos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...