segunda-feira, janeiro 31, 2011

Regional Nordeste cria novo canal de interação na web




Dedicada a aprofundar de maneira permanente sua comunicação direta com a população de Belo Horizonte, a Regional Nordeste inaugurou há uma semana mais um meio de interação digital com a sociedade. Após a criação de um perfil no Twitter e do Blog Nordeste da Gente, a aposta agora é o Facebook, maior rede social do mundo com cerca de 500 milhões de perfis ativos.

A Regional Nordeste é a primeira, entre as nove regionais de Belo Horizonte, a disponibilizar para seus moradores canais simultâneos no Twitter e no Facebook, além de um blog interativo atualizado diariamente. O uso desses meios de comunicação ajuda a reforçar cada vez mais a presença da Prefeitura nas redes sociais, trazendo ao público novas possibilidades de acompanhar as atividades desenvolvidas por ela.

Segundo o jornalista Júlio César Soares, gerente de comunicação social da Regional Nordeste, a correta utilização das redes sociais por parte do poder público se faz fundamental na sociedade atual, construída em torno da informação e do conhecimento. De acordo com o gerente, a Regional Nordeste está pronta para integrar-se a qualquer veículo de mídia digital que possa ser usado para divulgar as iniciativas da Regional e da Prefeitura.


Todo o conteúdo jornalístico produzido pela Regional Nordeste está integrado às redes sociais. As notícias são postadas no Blog Nordeste da Gente, nordestebh.blogspot.com, divulgadas no Twitter através do perfil @nordeste_bh e compartilhadas via Facebook no canal Sarmu Nordeste. Informações e notícias sobre a Regional também são encontradas no site oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, fazendo com que a integração do conteúdo garanta mais facilidade e rapidez no seu acesso.

O perfil da Regional no Twitter conta com aproximadamente 600 seguidores. O Blog Nordeste da Gente, criado em julho de 2010 já recebeu cerca de três mil visitas.


Para acessar o Facebook, Twitter e a página da Regional Nordeste no site oficial da Prefeitura, clique nos links na lateral da página!

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Usuários do SUS recebem atendimento especial no bairro Maria Goretti



Graças ao talento de uma enfermeira, o atendimento no Centro de Saúde Maria Goretti ganhou um tom mais lúdico e humanizado. Kênya Costa, é funcionária da unidade há pouco mais de um ano e, além da formação em enfermagem, pratica outro ofício, o de atriz. O primeiro curso superior foi de artes cênicas, na UFMG.

Logo depois de formada, ingressou em outra faculdade, dessa vez de enfermagem. Kênya conta que optou pela área de saúde porque o mercado para atores em Belo Horizonte era muito restrito na época. “Era muito difícil viver apenas de teatro, então resolvi fazer outro curso”, comenta. Mas a escolha pela enfermagem não foi em vão, pois faz questão de ressaltar o quanto gosta da profissão.

A enfermeira, que também é especializada em saúde pública, procura associar o lado técnico com um tom lúdico, tornando o atendimento no Centro de Saúde Maria Goretti mais humanizado no dia a dia. Uma das ações mais marcantes de Kênya em conjunto com sua equipe e comunidade foi uma oficina sobre obesidade infantil, onde reuniu no centro de saúde várias crianças abordando o tema de forma séria, alegre e divertida, facilitando sua compreensão.

Atualmente a atriz e enfermeira faz parte da Cia Duarte Produções & Esporte Play. O grupo irá apresentar o espetáculo Nas Ondas do Rádio, que trata de um musical inspirado nos anos 50. A apresentação acontecerá no Teatro Icbeu nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro.  A peça está incluida na Campanha de Popularização do Teatro e Dança.

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Prefeitura investe R$ 3 milhões em revitalização de ponte no Ribeiro de Abreu





A população do Bairro Ribeiro de Abreu começou o ano de 2011 com um motivo a mais pra comemorar. Começaram na última sexta-feira, dia 21, as obras de revitalização da ponte que dá acesso ao bairro. A intervenção receberá um investimento de mais de R$ 3 milhões.

Entrada principal do Bairro Ribeiro de Abreu, a ponte estava interditada desde novembro de 2010 em razão dos danos causados pelas fortes chuvas que fizeram transbordar o Córrego do Onça.

 
Aos motoristas e pedestres que utilizam a via, a Prefeitura realizou alterações viárias no bairro, para que a população tivesse acesso à região através de um desvio localizado a cerca de 1,5 Km da ponte interditada.

Morador do Ribeiro de Abreu há 31 anos, o Coordenador de Orçamento Participativo do Movimento Comunitário do Bairro Ribeiro de Abreu, Eduardo Fidelis, 63 anos, enalteceu o início das obras e destacou a importância da intervenção para os moradores.

“Este investimento realizado pela Prefeitura representa muito para a população do Ribeiro de Abreu. A ponte é, há muitos anos, a principal porta de entrada do nosso bairro. Sempre que as chuvas causam sua interdição, nós moradores nos sentimos ilhados em razão do isolamento e dos desvios que somos obrigados a fazer para retornarmos para nossas casas. Com a conclusão desta obra, todos que vivem na região terão acesso digno e garantido durante todo o ano, o que vai significar um grande avanço na qualidade de vida da população”, garante o líder comunitário.

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Regional Nordeste intensifica ações preventivas em áreas próximas de córregos



O conjunto de atividades programadas pelas mais diversas áreas de atuação da Regional Nordeste, dedicadas a minimizar os danos causados pelas chuvas, segue buscando integrar Prefeitura, moradores e comerciantes nos bairros em que foram registrados casos recentes de enchentes e deslizamentos de terra.

Na última quinta-feira, dia 20, foi a vez da Avenida Bernardo Vasconcellos, via que liga dois importantes corredores da cidade, as avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, receber a visita de fiscais da Regulação Urbana e representantes do NAC (Núcleo de Alerta de Chuvas) para uma ação preventiva junto à população dos bairros Palmares, Santa Cruz e Cachoeirinha.

Servidores da Prefeitura ouviram de moradores da região denúncias sobre comerciantes e vizinhos que depositariam lixo em via pública fora dos dias de coleta, prática que contribui para o entupimento do córrego e conseqüentemente facilita a ocorrência de enchentes.

Durante a ação alguns comerciantes foram flagrados depositando lixo e entulho de forma irregular. Após percorrerem toda a avenida, os fiscais notificaram ou multaram, para os casos de reincidência, oito estabelecimentos comerciais, conforme prevê a legislação do Código de Posturas.

A Regional Nordeste possui seis pontos críticos, próximos a córregos, onde os NAC’s mantém atuação durante todo o ano. Até o final do mês de março, prazo previsto para o fim do período chuvoso, a secretaria irá organizar, de forma permanente, mutirões como este em todos os bairros onde se apresentarem riscos de inundações.

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Coleta seletiva completa cinco anos no Bairro Cidade Nova



  
A Superintendência de Limpeza Urbana, em conjunto com a Regional Nordeste, coordena e executa a coleta seletiva porta a porta no bairro Cidade Nova desde 2006. O trabalho é feito uma vez por semana, sempre na terça-feira durante a manhã. São recolhidos materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e metal. Em média, são recolhidas 2,5 toneladas por semana. Os resíduos recolhidos vão para o Galpão de Processamento Granja de Freitas, onde são processados e encaminhados para reciclagem.

Além da coleta porta a porta, a Regional conta também com 12 pontos de coleta seletiva, conhecidos como Levs (Local de Entrega Voluntária). A população pode depositar nesses locais todo o lixo que for reciclável, como papel, vidro, plástico e metal.

O recolhimento desses resíduos é feito três vezes por semana na Regional Nordeste, as segundas, quartas e sextas. A média de lixo recolhido por dia é de 1,5 tonelada. Seu destino é o Galpão de Processamento Araguari, onde é devidamente separado e processado para a reciclagem.

Funcionário da Prefeitura há 36 anos e auxiliar de operação e controle da SLU há cinco, Murilo Pereira Rocha ressalta a importância da participação da comunidade no processo de limpeza de urbana na capital. “Quanto mais as pessoas participarem, mais contribuirão para uma cidade limpa. Uma vez que descartam seu lixo de maneira correta e consciente, além de evitar enchentes, elas ajudam a preservar o meio ambiente através da reciclagem dos resíduos”, finaliza.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

Regional Nordeste realiza reunião de boas vindas ao ano novo




A chegada de um ano novo é sempre marcada pelo sentimento de renovação, desejo por mudanças e votos de alegria e conquistas. Na Regional Nordeste, não poderia ser diferente. E para iniciar esse novo ciclo, foi realizado um encontro reunindo todos os gerentes e assessores da Secretaria, onde o principal objetivo era confraternizar a chegada do ano e refletir sobre as conquistas do passado. Estiveram presentes gerentes de diversas áreas da Regional Nordeste.

O secretário regional, Cláudio Vilela, e o secretário adjunto, Luiz Otávio agradeceram pelo trabalho desenvolvido em 2010 e ressaltaram a importância de uma equipe compromissada para fazer de 2011 um ano ainda melhor.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

Estagiários do “Posso Ajudar?” recebem capacitação para combater a dengue na Nordeste




Formar multiplicadores no combate à dengue, garantindo um atendimento melhor, mais consciente e consistente nos centros de saúde. Esse era o objetivo do processo de capacitação no qual passaram os estagiários do programa “Posso Ajudar?” na Regional Nordeste. Realizado nos dias 04 e 06 de janeiro, o treinamento reuniu 60 estagiários e foi ministrado por referências técnicas da gerência da saúde, contando com a presença de um biólogo, veterinário, enfermeiro, médico e dentista. Outros 33 estagiários passaram pelo mesmo treinamento em dezembro de 2009.

Coordenada pela Gerência de Gestão do Trabalho (Gegetr) da Gerência Regional de Saúde Nordeste (Gersa-NE), a capacitação ocorreu em dois módulos. O primeiro consistiu em explicar mais sobre a transmissão do vírus da dengue e seu contexto no Distrito Sanitário Nordeste, possibilitando os participantes a compreenderem melhor a doença. Já no segundo, o foco era nas ações de combate em si, ressaltando a necessidade da integração entre todos os setores da saúde para vencer a dengue, bem como o papel que cada um deve exercer.


Samira Pereira, referência técnica da Gegetr, esclareceu a importância desse treinamento para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no programa. “Estamos melhorando o atendimento aos usuários dos centros de saúde. Pois uma vez que o estagiário do “Posso Ajudar?” tem conhecimento sobre os sintomas da dengue e suas as formas de prevenção, ele pode informar ao usuário, se tornando um multiplicador”.

Estagiárias do programa no Centro de Saúde São Gabriel há 8 e 11 meses, respectivamente, Natália Marques e Lívia Costa se sentem preparadas para ajudar no combate à dengue. “Aprendemos coisas novas sobre a doença, como seus diferentes tipos e sintomas. Agora nos sentimos muito mais seguras para informar e encaminhar os pacientes de maneira correta”, afirmaram.


Todos os 93 estagiários do programa "Posso Ajudar?" na Regional Nordeste passaram por oficinas de capacitação para o combate à dengue. Desses, 84 atuam nos 21 centros de saúde da região e 9 na UPA Nordeste. O programa foi implantando na Regional em 2009.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...