quarta-feira, outubro 13, 2010

Escolas Integradas da Regional Nordeste têm dia de confraternização




Nem mesmo o tempo fechado e a chuva eminente foram capazes de abalar a animação dos alunos nesta última sexta, dia 08. A razão de tanta alegria era a realização do Dia no Parque – Confraternização das Escolas Integradas da Regional Nordeste. O encontro foi promovido pela regional Nordeste através de sua gerência de educação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Fundação de Parques Municipais. O local escolhido foi o Parque Guilherme Lage, no bairro São Paulo, onde se reuniram alunos das 22 escolas participantes do Programa Escola Integrada, da Prefeitura de Belo Horizonte. Estiveram presentes também o secretário regional Nordeste Cláudio Vilela e a secretária municipal de educação Macaé Maria Evaristo.


Durante o encontro, não faltaram atrações para os jovens. Num formato dinâmico, elas ocorriam simultaneamente em diversos pontos do parque, possibilitando aos participantes várias opções de diversão a todo o tempo. Sempre com a coordenação de algum professor, as crianças podiam participar de atividades como brincadeiras e jogos de futebol. Os alunos também tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam nas oficinas da escola integrada. Foram realizadas por eles, apresentações culturais de dança, percussão e artes marciais.


Na Regional Nordeste, vinte e duas escolas participam do Programa Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte, atendendo pouco mais de 6 mil alunos. Neste programa, as crianças têm sua carga horária escolar ampliada, passando a desenvolver atividades educativas nas escolas e nos espaços públicos ou particulares do entorno, através de parcerias. São realizadas diversas oficinas como dança, esportes, tarefas de casa, artes, recreação, etc.

Evento contou com a presença do secretário regional Nordeste Cláudio Vilela e da secretária municipal de educação, Macaé Maria Evaristo
Veja aqui todas as fotos do encontro.

quinta-feira, outubro 07, 2010

Caminhada pela Paz movimenta escola na Nordeste





A Semana da Criança motivou uma programação diferenciada na Escola Municipal Maria da Assunção de Marco. Entre os dias 04 e 08 de outubro foram realizadas diversas atividades para homenagear seus jovens alunos. Jogos, brincadeiras, brindes e apresentações musicais foram apenas parte do cronograma, que teve na manhã desta quarta-feira, dia 06, sua principal atração: a Caminha pela Paz. A mobilização foi de iniciativa da escola em parceria com Programa Educacional de Repreensão e Prevenção às Drogas (PROERD), reunindo cerca de 400 alunos do primeiro ao terceiro ciclo dos turnos manhã e tarde.

Sob a escolta da Polícia Militar, centenas de jovens caminharam pelas ruas em torno da escola, no bairro Goiânia, carregando cartazes e faixas com frases expressando os direitos e valores essenciais à vida e a proteção das crianças e jovens. Também durante o percurso, o forte grito com os dizeres “queremos paz”, combinado ao eletrizante som do grupo de percussão da escola integrada, ecoava pelas ruas do bairro. A animação dos alunos logo chamou a atenção dos moradores, que ao saírem de suas casas, se deixavam contagiar pela vibrante energia da passeata, mostrando todo seu apoio à iniciativa.

Instrutor do PROERD na E.M Maria da Assunção de Marco e organizador da caminhada, o Cabo Santana explicou a importância da passeata, que chegou, por alguns minutos, parar uma das faixas na MG-05. “A caminhada, assim como todas as ações do PROERD contribui na formação da cidadania e na consciência desses alunos, possibilitando que construam um futuro melhor em suas vidas. Os jovens se sentem valorizados e motivados a mostrar toda sua capacidade”.


No final da passeata, que durou 30 minutos, os participantes foram surpreendidos ao chegarem à escola. A Banda da Polícia Militar recebeu os alunos com uma bela apresentação musical. Para encerrar a agitada manhã, foi tocado o hino do estado de Minas Gerais num momento inédito onde a banda e o grupo de percussão da escola integrada se uniu, propiciando uma emocionante cena e um grande exemplo de companheirismo na luta pela paz.


sexta-feira, outubro 01, 2010

Escola promove passeio ecológico na Regional Nordeste




A Escola Municipal Eleonora Pieruccetti através do “Projeto Manuelzinho – Implementando Sonhos”, promoveu o II Passeio Ciclístico em Defesa do Meio Ambiente e pela Construção de Ciclovias na Grande BH. O passeio foi realizado na manhã do último sábado, dia 25, e contou com a presença de 120 pessoas entre alunos, professores e moradores locais. A iniciativa teve o apoio da regional Nordeste, BHTrans, Guarda Municipal e da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Os participantes fizeram a caminhada da escola até o Parque Ecológico Renato Azeredo, onde realizaram diversas atividades promovendo a recreação ao ar livre, como jogos de peteca, vôlei e futebol. Também em clima ecológico, foi apresentado pelo artesão Dione Marques, trabalhos artísticos produzidos com materiais reciclados, sobretudo jornais velhos. No final, para fortalecer ainda mais a ideia de sustentabilidade, foram sorteadas três bicicletas entre os inscritos no passeio, no intuito de incentivá-los no uso de transportes alternativos e limpos com maior freqüência.

Professora de português e inglês na E.M. Eleonora Pieruccetti e uma das organizadoras do evento, Rita de Cássia explicou a importância do passeio para os jovens participantes. “É importante a conscientização no aspecto ecológico e principalmente a sensação de que cada um de nós pode fazer algo de concreto para melhorar a situação do planeta, do clima e do meio ambiente. Isso encoraja os jovens a fazerem mais a sua parte”.













Confira aqui mais fotos do passeio!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...