quinta-feira, agosto 19, 2010

Almoço com arte na Regional Nordeste




As obras são exibidas com muito orgulho pelos servidores

Graças à criatividade dos trabalhadores, o horário de almoço passou a ter um significado a mais na Regional Nordeste. Agora, o tempo antes dedicado apenas a refeição, vem sendo dividido com a arte. Liderados por José Cirilo, pintor há 28 anos, funcionários da regional realizam, semanalmente, oficinas de pintura após almoçarem. A atividade foi batizada de “Almoçarte” e já acontece há três meses, sempre nas quartas-feiras das 13h às 14h.

Maria das Dores, idealizadora do projeto, explicou que vinha observando a falta de opções para os funcionários preencherem o tempo restante do horário de almoço. “Queria promover alguma atividade durante esse tempo. Sou apaixonada por arte, então resolvi reunir algumas colegas para pintar e chamei meu colega Cirilo, que é artista, e o pedi para nos acompanhar”. 

A idéia agradou o artista, que logo se dispôs a compartilhar seu talento e coordenar o Almoçarte. “Todo esse projeto aconteceu de forma muito espontânea e voluntária, não se pede ninguém para pintar, pois é algo que vem de dentro da gente. A arte acrescenta muito na qualidade de vida das pessoas. Estamos de portas abertas para todos que quiserem se juntar a nós”. 

Cirilo é funcionário da SLU há 30 anos e trabalha na Nordeste há três. Despertou seu talento para a arte em 1982 e inspirado em pintores como Monet e Van Gogh, desenvolveu-se na técnica impressionista. Segundo ele, seus trabalhos são uma “releitura de BH” e hoje somam mais de mil produções. Suas obras já foram expostas no SESC e Palácio das Artes, também em exposições na Itália, Espanha e Portugal. Participou ainda do “SLU é Arte” e fez diversos murais cuja temática era a preocupação com o lixo.

O Almoçarte é um projeto voluntário e para participar basta procurar o grupo. As oficinas acontecem no interior da regional, próximo à Gerência Regional de Recursos Humanos. Sob a coordenação de Cirilo, os funcionários estão produzindo série de pinturas onde a paisagem retratada é o seu local de trabalho, mais conhecido como “fazendinha”.
Algumas das obras pintadas pelos participantes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...