terça-feira, setembro 28, 2010

Semana da Juventude mobiliza mais de mil jovens na Nordeste




Centros de saúde da regional Nordeste prestaram um serviço a mais para a população durante a última semana. Além do rotineiro atendimento médico, encaminhamento para unidades específicas e distribuição de remédios para toda comunidade, as unidades aderiram a uma nova ideia: a Semana da Juventude. Entre os dias 20 e 24 de setembro, diversos centros de saúde realizaram uma série de atividades educativas voltadas ao público jovem da região, atendendo 1,5 mil crianças e adolescentes.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Nacional da Juventude, no dia 22 de setembro, a Semana da Juventude foi realizada em toda cidade. Na regional Nordeste seis unidades participaram organizando diversas atividades como oficinas, palestras, teatros e apresentações artísticas dos jovens. Os centros contaram com a mobilização das comunidades, parcerias com escolas, apoio do projeto Arte da Saúde e, claro, muita dedicação de todos os servidores da saúde envolvidos. As atividades giraram em torno de temas envolvendo a saúde e o papel do jovem na sociedade.

Foi discutido sobre sexualidade, puberdade, vacinas na adolescência, nutrição, drogas e o funcionamento dos centros de saúde. As oficinas também abordaram o meio ambiente e a arte. No Conj. Paulo VI, alunos da E. M. Sobral Pinto aprenderam sobre reciclagem e fizeram um pufe com garrafas pet. No bairro Santa Cruz, crianças elaboraram desenhos que serão usados na pintura do muro do Centro de Saúde Padre Fernando nesta semana. Já no São Marcos, além de participar de oficinas relacionadas à sua saúde, os jovens mostraram seu talento com apresentações de dança e artes marciais.

Para os participantes da Semana da Juventude, a série de atividades serviu para aproximar crianças e adolescentes dos centros de saúde. E foi isso que a enfermeira Kamille Gomes, do Conj. Paulo VI ressaltou. “Podemos ser grandes parceiros nessa fase tão difícil que é a adolescência.” Monitora do Arte da Saúde, Soraia Marcos concorda. “As atividades são uma forma de expressar o pertencimento dos centros de saúde à comunidade e aos jovens.” João Vitor, 12 anos, aluno da Escola Municipal Henriqueta Lisboa, estava satisfeito. “Gostei muito. Valeu à pena. Acho que podia fazer mais vezes”.

Na Regional Nordeste participaram da Semana da Juventude os centros de saúde Conj. Paulo VI, Padre Fernando, Capitão Eduardo, São Marcos, Cachoeirinha e Ribeiro de Abreu.

Clique aqui para ver mais fotos da Semana da Juventude na Regional Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...