quarta-feira, março 30, 2011

Regionais Nordeste e Norte recebem visita de Secretário de Atenção à Saúde



O secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, e o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, visitaram nesta segunda-feira (28/03), unidades da rede básica de saúde da capital - Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo de Castro, Academia da Cidade Vilas Reunidas, ambos na região Nordeste, e o Hospital Sofia Feldman, referência em parto normal, na região Norte da capital.

Durante visita ao Centro de Saúde Leopoldo Crisóstomo de Castro, a gerente Elzira Costa apresentou aos secretários os resultados obtidos com as Oficinas da Atenção Primária. Entre os resultados, destacam-se a baixa incidência de casos de dengue e a alta cobertura de vacinação. “A Rede Básica de Saúde está muito bem estruturada. Não conheço nenhuma cidade no Brasil que tenha feito isso, estruturado uma rede tão sólida e que apresente tantos resultados bons”, afirmou Magalhães, ao visitar as dependências da unidade de saúde.
Com uma população de abrangência de 31 mil habitantes e cinco equipes de Saúde da Família, o centro de saúde atende pessoas de dois bairros – Cidade Nova e União. Na Academia da Cidade Vilas Reunidas, os secretários acompanharam um pouco da aula de educação física e visitaram a área externa da academia.

No Hospital Sofia Feldman, eles visitaram a Casa de Sofia, que acolhe as mães dos bebês internados na UTI, cumprindo determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os secretários conheceram a estrutura do Hospital e conversaram com as grávidas que estavam na unidade. A dona de casa Maria Eduarda da Costa, que tinha acabado de ganhar duas meninas, disse estar “muito feliz com o nascimento das minhas meninas. Aqui, no hospital, eu me sinto acolhida e qualquer problema que eu tiver, eu sei que os profissionais estão preparados para me atender”, ressaltou a dona de casa. Na Casa de Sofia, as mães recebem orientações de profissionais de Terapia Ocupacional; podem fazer cursos profissionalizantes; além de outras atividades, como oficinas de artes.

Hospital Sofia Feldman

Referência no atendimento a gestantes de risco habitual, o Sofia Feldman é também o hospital com maior índice de partos normais em Minas Gerais (80%). Com uma população de abrangência superior a 400 mil pessoas dos distritos sanitários Norte e Nordeste de Belo Horizonte, atualmente, o hospital possui 135 leitos: 60 obstétricos, 2 em clínica médica, 2 em cirurgia geral, 1 em cirurgia ginecológica, 32 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal – UTI, 38 em Unidade de Cuidados Intemediários Neonatais – UCI. O Sofia Feldman realiza cerca de 850 partos por mês.

Um diferencial do hospital é a presença de doulas comunitárias, mulheres da comunidade que, voluntariamente, prestam atendimento às gestantes no hospital. Elas oferecem apoio físico e emocional às gestantes e às suas famílias, durante o pré-parto e o parto. As doulas ficam 24 horas à disposição das gestantes.

Clique aqui para conferir mais fotos da visita do Secretário Municipal de Saúde na Regional Nordeste.

Fonte: Portal da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...