sexta-feira, dezembro 16, 2011

Regional Nordeste vai ganhar mais três academias da cidade



5495427546_8a766d5f85A Prefeitura de Belo Horizonte está fazendo cumprir uma de suas metas mais importantes na área da saúde preventiva. Em todas as nove regiões administrativas da cidade, estão sendo construídas e reformadas dezenas de academias da cidade, unidades que têm como característica fundamental ajudar na saúde física e mental dos belo-horizontinos. 

Na Regional Nordeste, uma ordem de serviço assinada na última quinta-feira, dia 15, irá possibilitar que em 2012 o número de academias da cidade na região dobre de três para seis. Novas unidades serão construídas nos bairros Dom Joaquim, Goiânia e Santa Cruz. Os investimentos aprovados, na ordem de quase R$ 400 mil, serão responsáveis ainda pela reforma da Academia da Cidade do Parque Escola Jardim Belmonte.

Além das três novas unidades a serem construídas e do equipamento que irá passar por reformas, a Regional Nordeste conta ainda com as academias da cidade dos bairros Ribeiro de Abreu e União. As obras terão início em janeiro e serão entregues durante o primeiro semestre de 2012.

Em 2009, eram oito academias e, atualmente, o município conta com 30 unidades divididas entre as nove regiões. Cerca de 16 mil pessoas são beneficiadas pelo programa e a meta da SMSA é atingir 48 Academias da Cidade até o final de 2012.

O programa conta com infraestrutura adequada para a prática de exercícios físicos. As atividades são monitoradas por profissionais de Educação Física e seguem um planejamento trimestral. Os exercícios são feitos com steps, colchonetes, bastões, bolas, arcos, pesos alternativos (construídos com garrafas pet e areia), caneleiras, cama elástica e cordas. Além de Belo Horizonte, o programa federal teve como referência iniciativas bem sucedidas nas cidades de Recife (Pernambuco), e Aracaju (Sergipe).

Secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira acredita que o programa contribui na preservação de um envelhecimento saudável da população. “Em Belo Horizonte, assumimos o compromisso de incorporar a prática de exercícios físicos no cotidiano de todos. Essa é a melhor forma de prevenir várias doenças crônicas, entre elas hipertensão e diabetes”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...