quinta-feira, janeiro 19, 2012

Na Regional Nordeste, ações do NAC serão ampliadas em 2012



ação bernardo vasconcellosNo primeiro semestre de 2011 a Regional Nordeste iniciou um projeto piloto junto aos moradores e comerciantes dos bairros próximos a Avenida Bernardo Vasconcellos, por onde passa um dos principais córregos canalizados da região. O NAC (Núcleo de Alerta contra as Chuvas) foi implantado ao longo de todo o ano através de ações integradas que já mostraram seus primeiros resultados.

Entre os meses de outubro e dezembro de 2011, durante os quais Belo Horizonte sofreu com o período chuvoso mais intenso das últimas décadas, o córrego Cachoeirinha apresentou recebeu índices menores de lixo e entulho em relação aos anos anteriores.

As ações do NAC se destinaram basicamente a conscientizar os moradores e comerciantes da região sobre os riscos de se jogar materiais no interior do córrego e se depositar o lixo para a coleta fora dos dias e das condições determinadas. Ao mesmo tempo, a Regional intensificou a fiscalização na região, autuando e multando os imóveis cujos proprietários insistiram na manutenção de tais práticas.

A limpeza e manutenção dos córregos foram duas das principais ações da Gerência de Limpeza Urbana da Regional Nordeste em 2011. Foram retiradas mais de 335 toneladas de lixo do interior dos vinte córregos que passam pela região. Já os mutirões de limpeza contra a dengue foram responsáveis pelo recolhimento de 477 toneladas de entulho nos mais de 132 mil imóveis atendidos pela ação. A gerência executou também a limpeza de 57.141 bocas de lobo.

Em 2012, o objetivo é ampliar as ações do NAC, aumentando não apenas o número de campanhas de conscientização, mas também a fiscalização contra todas as práticas que prejudicam a manutenção e a limpeza da cidade, além de contribuir com o entupimento dos córregos e potencializar a ocorrência de alagamentos e inundações durante os períodos chuvosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...