sexta-feira, março 02, 2012

Regional Nordeste vai ganhar unidade de tratamento para usuários de drogas



imagem_75882f1316A Prefeitura de Belo Horizonte publicou na edição do dia 1º de março do Diário Oficial do Município a abertura de licitação para uma nova unidade de saúde na região Nordeste da cidade. Com uma rede de atendimento composta por 21 unidades básicas de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e uma Farmácia Distrital, a Regional Nordeste passará a contar com um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

 

O equipamento integra o Sistema Único de Saúde (Sus) e tem como objetivo central oferecer amplo atendimento à população, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários de drogas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

Os recursos a serem investidos na construção da nova unidade fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura no sentido de prevenir e combater o uso de drogas entre a população da cidade. Também na última quinta-feira, dia 1º, o prefeito Marcio Lacerda deu posse aos 42 membros do novo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. O fórum irá manter atuação permanente e coordenada entre representantes do Poder Público, do Conselho Estadual Antidrogas, da comunidade acadêmica, associações religiosas e diversos outros setores da sociedade civil.

Os integrantes do Conselho terão como funções primordiais fomentar pesquisas e levantamentos que propiciem uma análise capaz de nortear as políticas públicas sobre drogas na capital. O primeiro Centro de Atendimento Psicossocial da Regional Nordeste será integrado a esta rede de ações, na medida em que a unidade irá centralizar o atendimento deste tipo de enfermidade na região em suas etapas mais diversas, desde a prevenção até o tratamento e reinserção dos pacientes. O julgamento das propostas apresentadas pelas empresas interessadas em fazer parte do processo de licitação será realizado no dia 10 de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...