terça-feira, abril 17, 2012

Confira entrevista de Cláudio Vilela ao Informativo Nordeste



Dono de uma reconhecida tradição comunitária e jornalística na região do Bairro Dom Joaquim, o jornal “Informativo Nordeste” trouxe em sua última edição uma entrevista com o ex-secretário de administração da Regional Nordeste, Cláudio Vilela. Engenheiro e servidor de carreira da Sudecap, Vilela responde hoje pela coordenação do empreendimento da Via 710, uma das mais importantes obras que Belo Horizonte irá receber nos próximos anos. Na entrevista, Vilela fala sobre os impactos que a obra irá gerar na região e sobre as etapas de implantação da via. Confira a entrevista!

 

 

Cláudio Vilela: “Preparação da cidade para a Copa passa pela Nordeste”

Nos próximos dois anos Belo Horizonte vai passar por importantes alterações em sua estrutura viária. Cidade sede da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo da Fifa em 2014, a capital mineira se prepara para adequar seu sistema de trânsito e transporte público com a implantação de novos modelos de deslocamento, entre eles o BRT, e obras de grande porte espalhadas por toda a cidade.

Um destes projetos tem como coordenador o engenheiro Cláudio Vilela, assessor da Sudecap e responsável pelo planejamento execução das obras da Via 710, que irá ligar a Avenida dos Andradas a Cristiano Machado. Administrador da Regional Nordeste entre 2004 e 2011, Vilela conhece de perto os problemas e os desafios da região, e fala nesta entrevista ao Informativo Nordeste sobre o estágio em que se encontram as obras desta via que promete desafogar o trânsito na região e potencializar ainda mais o desenvolvimento do vetor norte.

Informativo Nordeste: Cláudio, a população vem recebendo uma série de informações sobre o começo das obras da Via 710. Quando de fato estas obras terão início?

A Via 710 será implantada em etapas diversas e coordenadas. A primeira delas diz respeito ao processo de desapropriação dos terrenos por quais passará a via, assim como a remoção das famílias que vivem nestes locais. Esta etapa já está em andamento, e nossa previsão é de que até o mês de maio as intervenções viárias estejam em andamento.

Informativo Nordeste: E quanto aos recursos investidos e o prazo para a finalização das obras?

As licitações já abertas e concluídas preveem um valor total de aproximadamente R$ 170 milhões, investidos desde as desapropriações até a construção da via em toda sua extensão. Desde o anúncio de que a obra seria realizada trabalhamos no sentido de que ela seja concluída antes da Copa de 2014, e estamos seguros de que o prazo será cumprido.

Informativo Nordeste: Durante a realização das obras, quais os procedimentos indicados para a população que vive nos bairros do entorno?

Estamos conscientes de que uma obra de grande porte como a Via 710 gera uma série de transtornos para a população. A Prefeitura trabalha, através não apenas da Sudecap, mas também da Regional Nordeste e da Bhtrans, para amenizar estes transtornos e oferecer alternativas à população dos bairros que serão atingidos diretamente e indiretamente pelas intervenções. É fundamental que as mudanças no tráfego sejam comunicadas com antecedência, e que a sinalização viária seja capaz de orientar motoristas e pedestres, com o objetivo primordial e prevenir e evitar acidentes próximos aos canteiros de obras.

Informativo Nordeste: E com a Via 710 concluída, o que ganha a população da Regional Nordeste?

Ganha muito, ganha uma via de trânsito rápido capaz de desafogar o fluxo de veículos da Cristiano Machado, um dos maiores corredores da região e de toda a cidade. Em todos os estudos prévios que estamos realizando fica evidente que a Via 710 irá melhorar consideravelmente o trânsito em todo o vetor norte. Atualmente muitos bairros da região, entre eles o Dom Joaquim e o Fernão Dias, vêm recebendo diariamente um número de veículos muito acima de sua capacidade, justamente em razão deste estrangulamento dos principais corredores. A Via 710 irá solucionar este problema, conferindo ao trânsito destes bairros um caráter meramente local, e melhorando assim a qualidade de vida de quem mora no entorno.

Informativo Nordeste: Para finalizar Cláudio, muito se fala da preparação de Belo Horizonte para a Copa de 2014. Que mudanças você acredita que irão beneficiar a população da Regional Nordeste?

Essa é uma questão importante. A Prefeitura de Belo Horizonte vem trabalhando para que a Copa seja não apenas um evento esportivo de repercussão mundial, mas principalmente uma oportunidade para que a cidade potencialize a resolução de problemas fundamentais, como o transporte público e a mobilidade urbana. E a Regional Nordeste irá desempenhar um papel central nestas discussões. Com a implantação do sistema de BRT na Cristiano Machado e com a Via 710 concluída, teremos daqui a dois anos uma Regional Nordeste muito melhor do que temos hoje. Os 300 mil moradores da região vêm assumindo seu protagonismo neste processo, acompanhando o andamento destas intervenções e cobrando que elas sejam feitas de forma plural e participativa. Este é o modelo de gestão que diferencia Belo Horizonte das outras capitais, e é por causa dele que em 2014 nossa cidade será mais uma vez exemplo para o Brasil e para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...