terça-feira, maio 15, 2012

Bairro São Marcos recebe Meu Bairro em Foco



bairrofocoÉ com muita animação que o grupo de mobilização social da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte mobiliza a população da cidade sobre a importância de combater a dengue ao menos 10 minutos por semana. Nesta semana foi a vez do bairro São Marcos, Regional Nordeste da capital, receber o “Meu Bairro em Foco”.

 

O projeto é realizado em praças públicas dos bairros em parceria com escolas e demais instituições públicas. Devido ao mau tempo o evento aconteceu, excepcionalmente, na quadra da Obra Educacional Catarina Comensoli do Sistema Sacramentino de Educação. Cerca de 150 crianças, entre dois e seis anos, participaram do evento.

A diretora da instituição, irmã Valdirene Aparecida Marques, ressaltou a importância de trabalhar a educação ambiental desde a infância. “É muito importante conscientizarmos os nossos pequenos. As crianças levam a mensagem para os pais e ajudam a disseminar o recado. Aqui na escola a gente já faz esse trabalho de conscientização, mas é importante reforçar com a ajuda da saúde pública”, disse a diretora.

O aluno Júlio Rodrigues de Araújo de Sousa, cinco anos, garante que vai ajudar os pais a combater o mosquito da dengue. “Não pode deixar nada espalhado no quintal se não o mosquito pica a nossa família”, lembra o Júlio.

O bairro São Marcos aparece no Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de março com um dos três bairros com maior índice, 7,5, enquanto o índice geral da cidade é de 2,2.

A proposta do “Meu Bairro sem Dengue” é realizar ações concentradas de mobilização nas áreas mais vulnerável para dengue durante 15 dias seguidos. O objetivo é executar, nesse período, cinco atividades dentro de um único distrito sanitário. Depois dos 15 dias, o “Meu bairro em foco” transitará para outra área vulnerável.

Os territórios serão apontados dentro do GECD – Grupo Executivo de Combate à Dengue, equipe multisetorial formada pelos gerentes de zoonoses das nove regionais, representantes da SLU, Secretaria Municipal de Educação.

Esse projeto teve início em março dentro dos seguintes bairros: Paraíso, Pompéia, Horto e Sagrada Família (Leste). Em Abril, a primeira área de abrangência foi a do Centro de Saúde Andradas (Venda Nova).

As atividades do “Meu bairro em foco” são apresentações de esquetes em pontos estratégicos, performances em locais de maior concentração de pessoas, rádio-mobilização, carro-de-som personalizado, panfletagem, mobilização com os Agentes de Combate a Endemias e disposição de faixas educativas em áreas oportunas.

Mutirões

Outra importante ação realizada pela SMSA são os mutirões de limpeza em parceria com a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana). No dia 10 de maio, o mutirão aconteceu na área de abrangência dos centros de saúde Andradas, na Regional Venda Nova e Cabana, na Regional Oeste. Durante toda a última semana, o mutirão aconteceu na área de abrangência do Centro de Saúde Alcides Lins, na Região Nordeste. Entre os meses de janeiro e abril foram realizados 55 mutirões de limpeza contra a dengue em toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...