segunda-feira, outubro 29, 2012

Urbel instala sinalização em área de futuro parque no Conjunto Paulo VI



imagesA Companhia Urbanizado­ra e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) instalou durante a semana cinco placas informativas proibindo a construção de moradias em área de preservação ambiental no Conjunto Paulo VI, na região Nordeste, devido ao alto risco de deslizamento existente no local.

 

 

Desde dezembro do ano passado a Urbel realizou a remoção definitiva de 26 famílias da área. As pessoas retiradas moram atualmente em novos imóveis alugados por meio do programa Bolsa Moradia até serem definitivamente reas­sentadas em unidade habi­tacional cons­truí­da pela Prefeitura.

A ação da Urbel foi acompanhada por voluntários do Núcleo de Defesa Civil (Nudec) da comunidade. Para chamar a atenção, as placas foram colocadas em lugares de maior visibilidade, onde antes ficavam as moradias que foram desocupadas e demolidas pela Regional Nordeste. “É um meio de informar que não pode mais se construir aqui. É uma área suscetível a problemas geológicos, inadequada para a habitação, que vamos monitorar constantemente no período das chuvas”, informou o chefe de Divisão Opera­cional Leste da Urbel, engenheiro Marcelo Camargos.

Um dos sonhos do líder comunitário e também voluntário do Nudec do Conjunto Paulo VI, João Batista Coleta, é de que o terreno seja todo desocupado, cercado e vigiado até a implantação de um parque ecológico. “Não queremos ver ninguém sofrendo na nossa comunidade. Queremos ver todos morando sem risco e com dignidade. O aproveitamento correto desta área de preservação vai trazer mais cidadania para o nosso bairro”, comentou João Batista.

Para a geóloga Isabel Vol­poni, diretora de Área de Risco da Urbel, é muito importante a instalação das placas. Porém, ela assinalou que a realidade exige várias outras ações paralelas. ”É preciso avançar nas ações integradas de fiscalização e de controle urbano nas Zonas de Especial Interesse Social (Zeis). Estabelecer parcerias com as comunidades, por meio do envolvimento da rede de vizinhos e dos voluntários dos Nudec, também é fundamental para evitar as reocupações que trazem risco de vida para as pessoas e prejuízos para a cidade”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...