segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Um recanto verde no bairro Cidade Nova atrai vários moradores da região



pcnUm recanto verde no meio da agitação da cidade faz do Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni um espaço frequentado e querido pela comunidade. Conhecido como Parque Cidade Nova, o local tem cerca de 14.100 m2 e é frequentado pelas muitas mães da região, que levam seus filhos pequenos para passear e entrar em contato com a natureza logo pela manhã.

 

O local até já recebeu festinhas para a meninada, quando cerca de 30 crianças, de 1 a 4 anos, festejaram com bolo seus aniversários. Crianças maiores também frequentam o parque à tarde, após a escola. “Quase todas as tardes viemos aqui brincar. Andamos de bicicleta, brincamos de pega-pega e também de ‘polícia e ladrão’”, conta Allef Daniel, de 13 anos, acompanhado pelos amigos e vizinhos Célio Júnior Moreira e Daniel Rodrigues. Pássaros e brinquedos como o balanço são algumas das coisas que os amigos mais curtem no parque.

Edson Aleixo, que coordena o setor de Manutenção há mais de 10 anos, aprecia muito trabalhar no parque. “Gosto demais. A cada estação o parque fica de um jeito e na época da chuva fica ainda mais verde”, disse.

Ginástica e passeio são algumas das atividades que o professor de Educação Física Leonardo Marques gosta de fazer no parque. “Venho sempre no final de tarde. Aos fins de semana venho mais cedo e, às vezes, pela manhã. Às vezes faço ginástica, trago minha sobrinha, às vezes fico lendo, estudando. Esse aqui é o meu parque”, comentou.

O parque em detalhes

• Possui aproximadamente 14.100 m² de área cercada

• Três portarias: uma voltada para a avenida José Cândido da Silveira, outra para a avenida Julio Otaviano Ferreira e uma na rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo.

• Apresenta vegetação exótica, ornamental e árvores frutíferas, cobrindo cerca de 70% da área total do parque. São encontrados também vestígios de vegetação de Cerrado, como exemplares isolados de ipês, sucupira preta e pimenta de macaco, entre outros. Grande parte dessa vegetação é resultado de regeneração natural.

• Fauna é composta por aves como bem-te-vi e rolinha.

• Como opções de lazer, a área oferece dez brinquedos diferentes, 4 aparelhos de ginástica e teatro de arena, além de ser recanto para contemplação.

• Foi um dos primeiros parques da capital a seguir a linha de pequenos espaços de lazer em áreas urbanas densamente ocupadas por pessoas e imóveis. O projeto implantado aproveitou a topografia predominante, criando espaços e recantos em áreas onde a declividade varia de média a alta.

História

• Inaugurado em 20 de setembro de 1990 com o nome de Parque Ecológico e Cultural da Cidade Nova. Foi o segundo implantado na região Nordeste, após do Parque Municipal Professor Guilherme Lage, no bairro São Paulo.

• Em 2003, seu nome foi alterado para Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni, em homenagem ao artista plástico que por muitos anos residiu no bairro Cidade Nova e contribuiu com esculturas e peças de jardinagem ainda encontradas no local. Entre suas criações, o professor que deu nome ao parque praticava topiaria, a poda de plantas em formas ornamentais.

Parque da Matinha mantém a preservação em adensada área da região Nordeste

A poucos metros do Parque Professor Marcos Mazzoni está o Parque Ecológico do Bairro União, espaço mais conhecido como Parque da Matinha. O local é apropriado para contemplação da natureza e da fauna, composta por espécies como mico estrela, sabiá branco e jacupeba. Como o lugar dispõe de muita área verde, com cerca de 80% sendo ocupado pela vegetação, os frequentadores costumam realizar piqueniques, além de simplesmente aproveitar o que a natureza pode oferecer: ar puro e beleza.

Lucas Alves, de 14 anos, visita o local todos os dias com Barão, seu vira-latas de cinco meses. “Moro perto e aqui no parque temos sossego para andar com ele. É muito bom”. Mas o passeio da dupla tem, geralmente, mais um componente. Lucas leva com ele sua sobrinha de 3 anos, Giovanna, que diz adorar ir ao parque para brincar com seus amigos da escola.

Quanto à flora, é comum encontrar espécies de açoita-cavalo, angico rajado, embaúba, jatobá da mata, pau de jangada e arranha-gato. Espécies típicas de Cerrado também são facilmente encontradas, como o barbatimão, e madeiras de lei, típicas de Mata Atlântica, como o jequitibá e o cedro.

O parque tem duas entradas, uma pela avenida José Cândido da Silveira e outra pela rua João das Chagas, no bairro União, na região Nordeste da capital. Em uma área de 15.930 m², a vegetação é bem diversificada. O parque foi fundado em 1991, quando a comunidade local se mobilizou para preservar a área, vista como potencial espaço para construção de edifícios à margem da adensada avenida José Cândido da Silveira. Quatro guardas municipais fazem a ronda 24 horas por dia, sendo um por plantão, e garantem a segurança do local.

Serviço

Parque Ecológico e Cultural Professor Marcos Mazzoni

Endereço: Rua Deputado Bernardino de Sena Figueiredo, 1.022, Cidade Nova, região Nordeste

Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h.

Telefone: 3277-5621

Entrada gratuita

Parque da Matinha

Endereço: Avenida José Cândido da Silveira, entre as ruas João das Chagas e Cláudio José de Souza

Funcionamento: terça a domingo, das 8h às 18h.

Telefone: 3277-9005

Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...