segunda-feira, abril 08, 2013

Regional Nordeste recebe pesquisador do OP para visita a obras



fotovisitaopO processo de internacionalização do Orçamento Participativo é o tema da tese de doutorado do estudante paulista Osmany Porto, aluno da Universidade de São Paulo e da Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris.

 

 

O pesquisador visitou Belo Horizonte durante o mês de março e, na Regional Nordeste, conheceu duas obras concluídas pelo OP e conversou com lideranças comunitárias e gestores do programa na região.

Acompanhado pelo gerente de Orçamento Participativo da Regional Nordeste, Ronaldo Manassés, e por representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, o estudante visitou o Centro de Saúde Conjunto Ribeiro de Abreu e a Escola Municipal Professor Paulo Freire, além de conversar com Eduardo Fidelis, morador do Ribeiro de Abreu há 31 anos e Coordenador de Orçamento Participativo do Movimento Comunitário do bairro.

Implantado em Belo Horizonte em 1993, o Orçamento Participativo completa este ano duas décadas de execução em Belo Horizonte, tendo se tornado referência para projetos semelhantes no Brasil e no exterior. Na Regional Nordeste, já foram aprovadas 167 obras, entre as quais 129 estão concluídas e entregues à população. As 38 restantes estão em fase de execução.

Além da capital mineira, a pesquisa de Osmany Porto abrangerá Porto Alegre e Recife. O estudante irá abordar também a adoção de projetos de participação popular em outras cidades da América Latina, Europa e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...