sexta-feira, novembro 26, 2010

Apresentações infantis marcam 3º Seminário de Igualdade Racial na Regional Nordeste




Mais do que combater todas as formas de preconceito e discriminação, educar e mostrar às crianças que o direito a uma vida digna deve ser garantido a todos os seres humanos, independente de sua raça e de sua cor. O 3º Seminário de Promoção da Igualdade Racial da Regional Nordeste, realizado no último dia 25, deu mais uma mostra de integração e união de esforços entre a Prefeitura e a população de Belo Horizonte.

A sede da secretaria se enfeitou para receber mais de 300 pessoas, entre representantes de associações comunitárias, ONG’s, entidades de classe e órgãos do poder público. O Secretário de Administração da Regional Nordeste, Cláudio Vilela, abriu o encontro destacando a importância de que o combate ao racismo comece nas escolas, preparando as novas gerações para a construção de uma sociedade mais justa e plural.

Crianças entre 4 e 9 anos, matriculadas no ensino infantil e no 1º ciclo das escolas municipais José de Calazans e Monteiro Lobato, se revezaram no palco em apresentações de dança, música e teatro, sempre com temas ligados à cultura afro-brasileira.

Encerradas as apresentações culturais, os participantes do seminário assistiram a três palestras dedicadas a diferentes temas ligados à promoção da igualdade racial.

A gerente do Centro de Saúde São Marcos, Sorângela Souza, falou sobre a saúde da população negra. Membro da ONG Ceabara (Coletivo de Empresários Afro-Brasileiros), o psicólogo e consultor empresarial José Ricardo Oliveira falou sobre o empreendedorismo entre a população negra. Já o advogado João Magalhães, secretário-geral da Federação Umbandista de Minas Gerais, foi convidado a debater a trajetória das religiões de matriz africana no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...