quinta-feira, janeiro 06, 2011

Estagiários do “Posso Ajudar?” recebem capacitação para combater a dengue na Nordeste




Formar multiplicadores no combate à dengue, garantindo um atendimento melhor, mais consciente e consistente nos centros de saúde. Esse era o objetivo do processo de capacitação no qual passaram os estagiários do programa “Posso Ajudar?” na Regional Nordeste. Realizado nos dias 04 e 06 de janeiro, o treinamento reuniu 60 estagiários e foi ministrado por referências técnicas da gerência da saúde, contando com a presença de um biólogo, veterinário, enfermeiro, médico e dentista. Outros 33 estagiários passaram pelo mesmo treinamento em dezembro de 2009.

Coordenada pela Gerência de Gestão do Trabalho (Gegetr) da Gerência Regional de Saúde Nordeste (Gersa-NE), a capacitação ocorreu em dois módulos. O primeiro consistiu em explicar mais sobre a transmissão do vírus da dengue e seu contexto no Distrito Sanitário Nordeste, possibilitando os participantes a compreenderem melhor a doença. Já no segundo, o foco era nas ações de combate em si, ressaltando a necessidade da integração entre todos os setores da saúde para vencer a dengue, bem como o papel que cada um deve exercer.


Samira Pereira, referência técnica da Gegetr, esclareceu a importância desse treinamento para aperfeiçoar o trabalho desenvolvido no programa. “Estamos melhorando o atendimento aos usuários dos centros de saúde. Pois uma vez que o estagiário do “Posso Ajudar?” tem conhecimento sobre os sintomas da dengue e suas as formas de prevenção, ele pode informar ao usuário, se tornando um multiplicador”.

Estagiárias do programa no Centro de Saúde São Gabriel há 8 e 11 meses, respectivamente, Natália Marques e Lívia Costa se sentem preparadas para ajudar no combate à dengue. “Aprendemos coisas novas sobre a doença, como seus diferentes tipos e sintomas. Agora nos sentimos muito mais seguras para informar e encaminhar os pacientes de maneira correta”, afirmaram.


Todos os 93 estagiários do programa "Posso Ajudar?" na Regional Nordeste passaram por oficinas de capacitação para o combate à dengue. Desses, 84 atuam nos 21 centros de saúde da região e 9 na UPA Nordeste. O programa foi implantando na Regional em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...