quarta-feira, maio 11, 2011

Seminário amplia discussões sobre combate a discriminação na Regional Nordeste



seminário1
Compreender a história das desigualdades e enfrentar de forma conjunta todas as formas de preconceito e discriminação ainda presentes na sociedade. Realizado na última terça-feira, dia 10, o 4º Seminário de Promoção da Igualdade Racial da Regional Nordeste rompeu as fronteiras que limitam as discussões sobre o tema e se tornou um evento de amplos debates acerca das desigualdades em suas mais diversas manifestações.

Esta abordagem mais ampla para os debates foi viabilizada através de uma parceria feita entre a Regional e a UFMG, através de seu Grupo de Estudos em Direito Internacional (Gedi), vinculado à Faculdade de Direito.

O Gedi levou ao auditório da Regional Nordeste um grupo de estudantes de direito que vem se dedicando a analisar a formação das relações de desigualdade em todo o mundo, a partir de óticas variadas.

Dentro deste contexto, os quase cem participantes do seminário foram divididos em grupos que estudaram diferentes formas de desigualdades, entre elas as geográfica, econômica, de orientação sexual, de gênero e, claro, a racial.

seminário2

A partir desta ampliação na discussão sobre os reflexos da desigualdade, o encontro mostrou-se capaz de traduzir para seus convidados uma análise histórica da trajetória desigual sobre a qual as sociedades modernas vêm se construindo ao longo dos últimos séculos.

O 4º Seminário de Promoção da Igualdade Racial da Regional Nordeste foi também o primeiro evento público que contou com a participação dos novos secretários de Administração da Regional Nordeste. Jorge Espeschit, secretário, e Paulo Bastos, secretário adjunto, acompanharam as atividades ao lado de Letícia Soares, representante da UFMG, Denise Pacheco, Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, Maria Auxiliadora, do Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial, e Graça Madureira, gerente do Cras da Vila Arthur de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...