quarta-feira, junho 29, 2011

Comitê de Saúde Ambiental realiza ciclo temático na Regional Nordeste



saudeambiental Em 2008 os bairros da Regional Nordeste de Belo Horizonte sofreram com um grande surto de casos de dengue. Foram mais de seis mil casos confirmados nos 68 bairros e vilas da região. Além da intensificação de ações em combate a proliferação da doença, como mutirões de limpeza e campanhas de conscientização, a epidemia serviu também para inaugurar uma nova etapa na integração entre os setores da secretaria. Baseado no princípio de que sem a participação das outras gerências, o enfretamento a surtos como o de 2008 seguiria sendo realizado de forma desconexa, o Distrito Sanitário da Regional Nordeste passou a atuar em prol da criação de um fórum permanente entre as mais diversas áreas de atuação da Regional, com o objetivo de unir esforços para enfrentar as complexidades que envolviam as doenças e suas implicações para a população.

No ano seguinte, em 2009, nascia o Comitê de Saúde Ambiental da Regional Nordeste. Dois anos depois, já é possível destacar uma série de iniciativas executadas pelo fórum, cujos integrantes reúnem-se mensalmente na sede da secretaria. Uma delas vem sendo realizada junto a um conjunto de famílias em situação de vulnerabilidade social no Bairro São Gabriel.

Em conjunto com estudantes da área de saúde da UFMG, através do programa Educação e Trabalho, a Regional vem desenvolvendo um amplo estudo sobre a situação dessas famílias, ao mesmo tempo em que busca novos parceiros e projetos sociais da Prefeitura para atuar junto a esta população.

Para que a coordenação entre as atividades se torne cada vez mais presente, cada encontro do comitê tem incluída em sua programação a apresentação das atribuições de uma gerência da Regional, para que se possam buscar formas de integrar suas ações às diretrizes do fórum. Na reunião de junho, realizada na última quarta-feira, dia 29, o Gerente de Políticas Sociais da Regional Nordeste, José Gomes, falou sobre as iniciativas permanentes da gerência, além de ações desenvolvidas em atendimento a demandas específicas e localizadas, como é o caso das famílias do Bairro São Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...