quinta-feira, junho 16, 2011

Escola Integrada da Nordeste inaugura projeto de rádio itinerante



radiopedal Unir comunicação, utilidade pública e integração com a sociedade. Foi pensando em como colocar essa ideia em prática que a coordenadora do programa Escola Integrada da Escola Municipal Hugo Pinheiro Soares, a pedagoga Daniela Terra, começou, em 2007, a discutir com os alunos uma forma de ampliar as atividades extracurriculares desenvolvidas na unidade para além dos muros da escola. Na última quarta-feira, dia 16, quatro anos após a implantação do Escola Integrada, Daniela acompanhou uma turma de alunos à sede da Regional para apresentar o “Rádio Pedal – Informação em Movimento”, em execução desde o início do mês de junho.

Após estabelecer parcerias com a Regional, com uma empresa de áudio e com uma faculdade de jornalismo, a escola, que fica no Bairro Concórdia, um dos mais antigos da região, conseguiu dar início a este curioso projeto. Trata-se de um triciclo adaptado com uma caixa de som instalada na garupa que transmite mensagens gravadas pelos alunos. De acordo com Daniela, os adolescentes matriculados na unidade já haviam organizado uma iniciativa semelhante com a “Rádio Recreio”, idealizada para divulgar notícias de interesse dos próprios alunos durante os intervalos entre as aulas.

Para a Rádio Pedal, os mais de 200 estudantes inscritos no Escola Integrada decidiram tratar de temas mais amplos nos programas que veiculam através do triciclo durante o tempo que passam fora da escola. Coleta seletiva, combate à dengue e campanhas de vacinação são alguns dos assuntos divulgados pelo projeto. A logomarca inserida no triciclo também é fruto da iniciativa dos alunos. O desenho foi feito por José Danilo, 11 anos, estudante do segundo ciclo. Segundo a coordenadora do “Rádio Pedal”, o objetivo agora é divulgar o projeto e estimular sua ampliação na região e em toda a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...