sexta-feira, março 30, 2012

Encontro resgata direitos das pessoas com deficiência na Nordeste



DSC01087Os avanços conquistados pela população de Belo Horizonte no aprimoramento das políticas públicas dedicadas às pessoas portadoras de deficiência são fruto de uma trajetória marcada por esforços coletivos. A apresentação deste resgate histórico foi o tema central da 3ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Regional Nordeste, realizada no auditório da secretaria na última quarta-feira, dia 29.

 

Dezenas de pessoas se reuniram com representantes de diversas instâncias do Poder Público, ONG’s e associações comunitárias para discutir ações relacionadas ao tema: “Um olhar através da convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência: novas perspectivas e desafios”. O encontro foi aberto com uma emocionada interpretação do Hino Nacional, apresentada por José Carlos Dias, presidente do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência.

Servidor da Secretaria Municipal de Regulação Urbana e membro do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência, o gestor público Wilton Lage apresentou aos participantes um histórico de como os direitos das pessoas portadoras de deficiência se inseriram na legislação brasileira desde a Constituição de 1988. Lage destacou que este ainda é um assunto recente no Brasil, e que nos últimos anos muitos avanços foram conquistados por meio do engajamento da sociedade e das organizações não governamentais que se dedicam ao tema.

A 3ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Regional Nordeste abordou também diretrizes relacionadas a temas como acessibilidade, transporte público e proteção social. Os debates seguem em Belo Horizonte e em todo o estado, até dezembro, quando será realizada a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...