terça-feira, abril 03, 2012

Confira a entrevista do secretário Jorge Espeschit ao Tribuna da Cidade Nova



jorge3Um dos mais tradicionais jornais de bairro da região Nordeste de Belo Horizonte, o Tribuna da Cidade Nova publicou em sua última edição uma entrevista com o secretário de administração da Regional Nordeste, o ambientalista Jorge Espeschit.

 

 

 

 

A conversa entre o secretário e a equipe do jornal aborda temas variados, de interesse da população do bairro, entre eles questões ligadas a segurança pública, ao meio ambiente e ao trânsito. Confira na íntegra a primeira entrevista concedida pelo secretário desde sua posse, em 2011, ao Tribuna da Cidade Nova:

Compromisso com a Regional Nordeste

Há poucos meses a Regional Nordeste da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte conta com um novo Secretário de Administração Municipal. Trata-se de Jorge Espeschit , Natural de Belo Horizonte, 49 anos, ambientalista, casado com a assistente social Maria José (Deka) Brant e pai de Luiza, estudante de Arquitetura da UFMG.

Experiente em Gestão Ambiental, foi Diretor do Parque das Mangabeiras, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Chefe de Gabinete da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU),  Diretor do Jardim Botânico da Fundação Zôo-Botânica de Belo Horizonte e Diretor de Planejamento e Monitoramento da Fundação de Parques Municipais.

Presidiu o Conselho Municipal de Meio Ambiente e foi Conselheiro, no Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município – CDPCM e no Conselho Municipal de Turismo.

Espeschit, com muita simplicidade, já está dando mostras para o que veio, administrando de fato, como quer o Prefeito Lacerda, uma das mais expressivas Regionais da Capital mineira.

Atento aos acontecimentos em toda a região, tem mantido diálogo aberto e direto com a comunidade, tanto é que, prontamente, atendeu ao pedido do jornal Tribuna da Cidade Nova para um bate-papo.

Secretário, mesmo respeitando e levando em conta sua recém chegada  à direção da Regional Nordeste, alguns questionamentos já se fazem necessários e emergentes:

TCN: Poucos são os pedestres que arriscam a andar nos bairros da Região Nordeste de BH depois das 20h. A iluminação pública é fraca e falta maior efetivo policial. Há locais quase às escuras. Existe algum plano de se trocar a iluminação da região, que ainda apresenta lâmpadas instaladas no século passado?

O jornal traz duas questões importantes, ligadas diretamente a Cemig e a Polícia Militar. A Regional Nordeste mantém fóruns permanentes junto a estes dois órgãos, durante os quais demandas como estas são transmitidas e priorizadas. O sentimento de insegurança da população é um tema extremamente complexo, e deve ser enfrentado por todas as esferas do Poder Público, com participação inclusive da própria sociedade. Na Regional Nordeste, temos um caso recente de como essa parceria pode funcionar. A obra vencedora do Orçamento Participativo Digital 2011 foi justamente a instalação de 190 câmeras em pontos estratégicos da região, iniciativa que vem se mostrando eficiente principalmente na prevenção de crimes. O Bairro Cidade Nova receberá nos próximos meses a instalação destes equipamentos, que serão monitorados tanto pela Prefeitura, através da Guarda Municipal, quanto pela Polícia Militar.

TCN: A Regional merece aplausos pelo plantio de centenas de mudas de árvores em toda a extensão do Parque Linear da Av. José Cândido da Silveira. Existe plano para se expandir o plantio para ruas da região, principalmente aquelas que tiveram, nos últimos anos, árvores podadas, restando em seu lugar apenas tocos?

A Regional Nordeste vem passando por grandes transformações em sua estrutura viária. A Avenida Cristiano Machado seja talvez o maior exemplo disso. Depois da construção da Linha Verde a via passa agora por um novo período de obras para que seja implantado o sistema de BRT. Em decorrência disso, foi necessário que se executasse a supressão de cerca de 500 árvores, algumas delas na altura do Bairro Cidade Nova. A Prefeitura agiu rápido e já tomou medidas para que estas árvores sejam substituídas e que novas árvores sejam plantadas. A expectativa é de que até o final de 2014 a região Nordeste receba o plantio de seis mil árvores, e o Bairro Cidade Nova terá papel fundamental neste aspecto, na condição de um dos bairros mais arborizados da região, mérito este principalmente de seus moradores.

TCN: A comunidade, que paga seus impostos regularmente reclama que as praças da região estão tomadas por moradores de rua e drogados. O direito de ir e vir é constitucional e sagrado, mas pessoas têm direito de fazer suas moradias nas praças públicas? Porque se permitir que as praças sejam transformadas em latrinas, motéis e depósito de imundices?

Este é outro tema polêmico. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que a Prefeitura não possui atribuição legal para impedir que qualquer cidadão circule com absoluta liberdade pelas praças e vias públicas da cidade. Ainda que seja oferecida aos moradores em situação de rua uma série de serviços, entre eles a cessão de vagas em abrigos públicos, a Prefeitura não pode obrigá-los a deixarem as ruas. O que acontece em muitos casos é que a própria população incentiva a permanência destas pessoas em ruas e praças, oferecendo a eles comida, colchões, cobertores e objetos de higiene pessoal. A Regional Nordeste atua de forma permanente, através de sua equipe de abordagem de rua, no sentido de identificar e orientar estas pessoas, a maioria delas vindas de outras cidades e sem qualquer vínculo estabelecido em Belo Horizonte.

Ao mesmo tempo, a prática de qualquer crime cometido por moradores em situação de rua deve ser denunciada à Polícia Militar. Cada cidadão tem preservado o direito de dormir na rua se assim o decidir, mas a partir do momento em que comete qualquer delito passa a responder a processo criminal como prevê a legislação, tornando-se então passível da punição atribuída a infração cometida.

TCN: Recentemente a Cidade Nova foi invadida por uma horda de jovens, convocados por redes sociais, que tomaram as ruas no entorno da Igreja de Santa Luzia com carros de som barulhentos, bebidas alcoólicas e total falta de respeito para com os moradores, que foram cerceados em seus mais comezinhos direitos. Quem autorizou este evento no bairro? O que pode ser feito para se evitar esse tipo de agressão contra a coletividade?

A população de Belo Horizonte vem enfrentando uma série de problemas relacionados a este tipo de prática. Vivemos na era da informação, e as redes sociais se tornaram um ator fundamental desta nova etapa da contemporaneidade. No entanto, ao mesmo tempo em que são utilizadas para encurtar distâncias e tornar mais ágil a comunicação, as redes sociais também podem proporcionar a organização de eventos de massa sem as mínimas condições adequadas, como aconteceu recentemente com o “Cidade Love”.

Em primeiro lugar, a Regional Nordeste esclarece que não autorizou a realização do evento, o que não impediu que milhares de jovens se reunissem no bairro e causassem inúmeros constrangimentos para a população. Encerrado o episódio, a Regional procurou os responsáveis pelo evento para proceder as punições estabelecidas pela legislação. A partir daí, assumimos como diretriz fundamental de nossa atuação, em conjunto com a Polícia Militar, agir com especial atenção na fiscalização e no acompanhamento de cada evento organizado na região, com o objetivo primordial não de punir com maior ou menor rigor situações semelhantes, mas sim de evitar que elas ocorram em locais e horários absolutamente impróprios e danosos para a população.

TCN: Alguma novidade a respeito da histórica invasão de terreno defronte ao SERPRO, na av. José Cândido da Silveira? E os estacionamentos irregulares ao longo e nas vias laterais da av. Ilacir Pereira, bem como nas estreitas ruas dos bairros Silveira e Nova Floresta? Alguma medida efetiva a curto prazo?

Esta pergunta é fundamental, já que nos últimos anos a Regional Nordeste teve poucas oportunidades privilegiadas como esta de se dirigir abertamente a população do Bairro Cidade Nova a este respeito. O aspecto mais importante neste caso é esclarecer que aquele lote é de propriedade privada, e que a Prefeitura não possui atribuição legal para retirar à força as pessoas que o invadiram. Essa obrigação cabe ao proprietário do terreno.

Em segundo lugar, a Regional Nordeste tem atuado de maneira incessante nestes últimos anos para conseguir junto ao Ministério Público autorização para demolir a construção inacabada sob a qual estão vivendo aquelas pessoas. Situações como o incêndio que aconteceu recentemente no local apenas reforçam a necessidade de que esta demolição seja executada, até em defesa da vida daquelas pessoas. O caso vem sendo estudado pelo Ministério Público e a Regional se prontifica a cumprir em caráter de urgência a decisão que for tomada com o respaldo judicial necessário.

Sobre os estacionamentos irregulares, a Regional Nordeste encomendou recentemente a Bhtrans um amplo estudo sobre o tráfego de veículos em diversos bairros da região, entre eles o Cidade Nova, Silveira e Nova Floresta. O objetivo principal é evitar ações pontuais cuja resolução repercutiria apenas em curto prazo, e priorizar a estipulação de um conjunto de iniciativas coordenadas que solucionem problemas antigos da região. Tais ações serão implantadas após a conclusão não apenas de avaliações técnicas, mas também de reuniões com moradores e comerciantes que vivem e trabalham na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...