segunda-feira, junho 25, 2012

Seminário amplia ações do Pair na Regional Nordeste



DSC02439Um representativo fórum de debates e ações integradas em nome do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A quarta edição do seminário do Pair – Regional Nordeste, realizada na última segunda-feira, dia 25, reforçou o caráter amplo e avançado em que se encontram as políticas públicas executadas na região em torno do tema: “Atenção e proteção a criança e ao adolescente vítimas de violência sexual”.

 

Mais de 250 pessoas, entre gestores públicos, psicólogos, assistentes sociais e professores participaram das oficinas e palestras promovidas pelo seminário, organizado pela Comissão Operativa Local do Pair na Regional Nordeste. Coordenadora da comissão, Sônia Onofri destacou a abrangência e a integração entre Poder Público e sociedade civil como principais conquistas desta edição.

Além do Secretário de Administração Regional Municipal Nordeste, Jorge Espeschit, o seminário contou com as presenças de Rosilene Barroso, coordenadora técnica da Vara Cível da Infância e da Juventude, Érica Frois, psicóloga e professora da PUC Minas, Maria Flávia Furts, presidente do Comitê sobre violência sexual da sociedade de ginecologia de Minas Gerais, e Helyzabeth Tavares Campos, integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os debates foram precedidos por apresentações de percussão e dança dos alunos inscritos no programa Fica Vivo do Bairro Ribeiro de Abreu.

De acordo com Rosilene Barroso, Minas Gerais tem muito que comemorar em razão dos avanços conquistados nos últimos anos, principalmente quanto a agilidade nas ações tomadas após as denúncias. A advogada lamentou, no entanto, que a maioria dos casos de abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes ainda seja cometida por familiares das vítimas, o que em muitos casos torna mais difícil a investigação. Segundo Rosilene, a saída continua sendo a união de esforços coletivos entre as mais diversas esferas governamentais e não governamentais no sentido de estimular as vítimas deste tipo de crime a procurar as autoridades e denunciar os abusos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...