quarta-feira, junho 27, 2012

Voluntários dos Nudec vistam ETE Ribeirão do Onça



7443100682_fc89e4e2f2Muita atenção, vontade de aprender e bastante curiosidade. Foi o espírito que predominou durante a visita feita por 34 voluntários de Núcleos de Defesa Civil (Nudec) de vilas e favelas na ETE Ribeirão do Onça, da Copasa, na região Nordeste. Organizada pela Diretoria de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel, a atividade faz parte da agenda de capacitação dos voluntários dos núcleos.

 

Antes de conhecerem as instalações, os voluntários participaram de palestra dada pela analista de saneamento da Copasa, Maria Letícia Castro, e pelo químico e operador da estação de tratamento, Eufrates Vaz. Na ocasião, eles falaram sobre a questão ambiental e sanitária, sobre o funcionamento da estação, além da importância das pessoas adotarem comportamentos adequados para preservar as redes pluviais e de esgoto.

Letícia também ressaltou a importância da atividade. “É um trabalho de disseminação de informações, de educação ambiental e sanitária nas vilas e favelas. Para isso, contamos com a ajuda de vocês dos Nudec”, disse. A meta da Copasa é levar todo o esgoto da Bacia do Onça para ser tratado na estação. Atualmente a ETE recebe cerca de 70% do esgoto lançado em toda bacia.

Depois de ver de perto todo o processo, desde os tanques dotados de peneiras mecanizadas para remoção dos resíduos sólidos mais grosseiros até o retorno da água já despoluída para o Ribeirão do Onça, o voluntário José Timóteo, integrante do Nudec das Vilas Cafezal e Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, ficou entusiasmado.

“Esta visita foi ótima. É uma lição de vida para nós. Podemos voltar e ajudar ainda mais nossa comunidade, aconselhando as pessoas a não jogar lixo no esgoto, nem esgoto na rede pluvial”, explicou. Para a supervisora de Gestão Comunitária da Diretoria de Risco da Urbel, Luciana Nara Morais, atividades de educação ambiental como a visita contribuem para ampliar a consciência e a percepção global dos voluntários.

“Muitas vezes, nas vilas eles observam problemas provocados por lançamento clandestino de esgoto”, disse. Ela acrescentou ainda que a Prefeitura e a Urbel também desenvolvem muitas parcerias com a Copasa em obras do Programa Estrutural de Áreas de Risco (Pear), do Orçamento Participativo e do Vila Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...