terça-feira, janeiro 22, 2013

Secretário da Regional Nordeste fala a jornal do Cidade Nova sobre obras do BRT



VISTA LATERALO secretário de Administração da Regional Nordeste, Jorge Espeschit, conversou na última semana com uma equipe do tradicional jornal “Tribuna da Cidade Nova”, nascido em um dos mais antigos bairros da região.

 

 

A entrevista tratou principalmente de temas relacionados à mobilidade urbana, com destaque para o avanço das obras de implantação do BRT, novo modelo de transporte público que será adotado em Belo Horizonte ainda em 2013, e para as intervenções de prevenção e combate à enchentes.

Confira a entrevista em sua íntegra:

Tribuna - O BRT manterá o padrão internacional de estações a 500 m de distância entre elas?

Sim, em média 500 metros. A intenção é atender de forma rápida e segura o usuário. O sistema BRT terá ao todo 43 estações, sendo 36 nos corredores e seis na Área Central. Na Cristiano Machado serão 10 estações. 

Tribuna - Haverá conexão entre as linhas regulares de BH (inclusive o transporte suplementar) e da região metropolitana? Exemplo de conexão é a estação do metro São Gabriel?

O sistema BRT terá cinco grandes estações de integração - Venda Nova, Vilarinho, São Gabriel, José Cândido e Pampulha. É importante pontuar que os ônibus metropolitanos também terão estações de integração na Região Metropolitana. 

Tribuna - Quantas linhas serão suprimidas ou impossibilitadas de trafegar na Cristiano Machado aliviando o espaço- faixas dos carros?

Hoje circulam 106 linhas na Cristiano Machado, e serão 33 com o BRT, sendo oito para a Área Central e 11 para a Área Hospitalar.

Tribuna - A passarela da Feira dos produtores será demolida, já que atrapalha o traçado do BRT? Se não for, qual o motivo da demora em concluir sua obra?

A passarela na Avenida Cristiano Machado, em frente à Feira dos Produtores, foi construída pela Sudecap e não tem sua demolição prevista no projeto do BRT. Intervenções permanentes continuarão sendo executadas na passarela no sentido de mantê-la sob as devidas condições de manutenção e limpeza.

Tribuna - A regional Nordeste anunciou que o imóvel localizado em uma das extremidades da Feira dos Produtores, na Cidade Nova, seria reformado, ainda no mês de outubro e utilizado com algum equipamento útil à comunidade.  Porque as obras prometidas ainda não foram executadas?

As referidas obras no imóvel situado ao lado da passarela já foram concluídas e entregues. Atualmente o imóvel abriga um ponto de apoio às operações da Gerência de Limpeza Urbana. A Regional Nordeste segue em contato com o comando da Polícia Militar na região com o objetivo de viabilizar a disponibilização do espaço para a instalação de uma unidade móvel da Polícia no local.  

Tribuna - Após as costumeiras enchentes na região, quais providências estão em curso para evitar seguidas tragédias?

Em relação aos pontos de alagamento, não tivemos nenhuma surpresa. São locais conhecidos e mapeados como regiões críticas na Carta de Inundações de BH, disponibilizada ao público. Para alguns desses locais, existem projetos e recursos assegurado para obras. Mas, assim como os problemas são grandes, as soluções também são de grande porte e necessitam de recursos e obras a médio e longo prazos.

A intervenção nos córregos Cachoeirinha, Pampulha e Onça reduzirá o risco de inundação nas avenidas Cristiano Machado e Bernardo Vasconcelos. A obra aumentará a calha do ribeirão Pampulha e implantará um canal paralelo ao já existente na avenida Bernardo Vasconcelos, dobrando a capacidade de vazão das águas. Ao mesmo tempo, na área do Ribeiro de Abreu, que recebe toda essa água e sofre com o transbordo dos córregos, a PBH reassentará 1.300 famílias e implantará um parque linear. O recurso, de cerca de R$ 442,3 milhões, já foi disponibilizado pelo governo federal. Em 2013, aprovaremos junto ao Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal os projetos executivos. E até o primeiro semestre de 2014 espera-se iniciar as obras.

Tribuna - Quais os procedimentos ou quesitos adotados pela Regional Nordeste para urbanizar ou recuperar algumas praças/entroncamentos e pavimentar ruas em bairros como Silveira, Nova Floresta e Cidade Nova?

Em primeiro lugar, é preciso destacar que a Regional Nordeste conta atualmente com 70 praças, e há um processo em permanente execução destinado a recuperar e revitalizar estes espaços tão importantes de lazer e convivência. A Regional atua também de forma a buscar parcerias nos diversos bairros da região que viabilizem o compartilhamento deste compromisso que na verdade é de todos, o de manter nossas áreas verdes limpas e bem cuidadas.

Já em relação às vias dos bairros citados, após o período chuvoso será iniciado um novo processo de recapeamento das principais ruas e avenidas afetadas pela chuva. Ao mesmo tempo, a Regional Nordeste tem agido com rapidez para tapar os buracos abertos pela chuva, mantendo o prazo de cinco dias úteis para o atendimento de tais demandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...