quinta-feira, janeiro 24, 2013

Center Minas: conceitos e diretrizes sustentáveis



01-EPO_CenterMinas_Complexo_Final_2O Center Minas, centro empresarial que será construído em terreno adjacente ao Minas Shopping, na região Nordeste da Capital, e que deverá receber investimentos da ordem de R$ 300 milhões, deve abrigar a rede francesa Leroy Merlin, que instalará a terceira unidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

Localizado entre o Minas Shopping e a Estação de Metrô, no Vetor Norte, o Center Minas é um dos maiores investimentos comerciais da EPO Engenharia. A primeira fase da obra, que contempla a construção do Power Center, receberá investimentos em torno de 80 milhões e deverá gerar cerca de 700 empregos. Já a segunda etapa, prevê a construção da torre comercial de 21 andares em uma área de 2.500 m², para instalação de empresas do setor de serviços.

A conciliação do desenvolvimento urbano com a conservação e otimização de uso dos recursos naturais existentes, torna-se o grande diferencial de empreendimentos na atualidade. Para adequar-se ao conceito sustentável, serão adotadas várias ações no Center Minas.

Entre as ações sustentáveis estão a otimização energética dos espaços com utilização de sensores de presença nas áreas comuns, sistema de elevadores inteligentes, adequada gestão da água com dispositivos economizadores que podem gerar até 70% de economia.

Outras medidas serão adotadas durante a execução da obra, como a reutilização, quando possível, dos materiais, o gerenciamento e a coleta seletiva de resíduos, reaproveitamento de material lenhoso nas várias etapas da obra e uso de mão de obra local. Essas ações já são práticas da EPO, fazendo parte do Programa Desperdício Zero (PDZ), que tem como principais objetivos a redução da geração de resíduos, o reaproveitamento de materiais e a consequente redução dos impactos ambientais.

Já como medida compensatória pelos impactos do novo complexo comercial, a EPO prevê a construção de 700 metros da via 710, um corredor transversal que ligará as regionais Nordeste e Leste de Belo Horizonte, sem a necessidade de se passar pelo Centro ou área hospitalar da capital.

O empreendimento também contará com um Espaço Livre de Uso Público (ELUP), de aproximadamente 4 mil m², que funcionará como uma praça ou área de convivência, com projeto paisagístico que prevê a preservação da vegetação local.

Power Center

Empreendimento para locação de grandes equipamentos comerciais, faseado em cinco etapas. A primeira, já em construção, tem previsão de entrega em setembro de 2012.

· Área total construída: 110.000m²

· 06 pavimentos

Torre Comercial

· Entrega prevista para Junho de 2014

· Área total construída: 25.000 m²

· 21 pavimentos, sendo:

- 01 nível com lojas de 230 à 530m²
- 04 níveis de estacionamento com 375 vagas
- 08 andares corridos com aproximadamente 760m² cada
- 08 andares com salas comercias de 38 à 458m²

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...