segunda-feira, maio 06, 2013

Parque Ecológico Renato Azeredo se contrapõe ao barulho e à correria do dia a dia



8158616673_28727a300b_oGrande espaço para o lazer, dominado pelo verde e colorido pelas flores, o Parque Ecológico Renato Azeredo se contrapõe ao barulho do trânsito e à correria do dia a dia do belo-horizontino. Localizado na rua Antônio Peregrino Nascimento, s/nº, no bairro Palmares, na região Nordeste, o parque fica aberto todos os dias da semana, das 6h às 18.

 

Inaugurado em 1996, o Parque Ecológico Renato Azeredo possui uma área de mais de 93 mil metros quadrados e conta com uma estrutura que inclui quadra poliesportiva, barras de alongamento, mirante, espaços de convivência e uma pista de 300 metros para caminhada, além de banheiros e bebedouros. Para aproveitar ainda mais o amplo espaço, os usuários têm a permissão de entrar com bicicletas, bolas e soltar papagaio.

Os frequentadores do parque têm mais motivo para irem ao local. Em 2011 foram implantados novos módulos de brinquedos. Coloridos e com peças que mexem com a criatividade das crianças, os equipamentos de recreação instalados são mais bonitos, resistentes e duráveis do que os brinquedos comuns. Segundo o responsável pelo parque, Roberto Márcio da Silva, o Renato Azeredo foi o primeiro parque da capital que recebeu os novos módulos de brinquedos. Além disso, conta com equipamentos do projeto Academia a Céu Aberto.

O parque também é um espaço para contemplação da fauna. Quem passa por lá pode ver aves como sabiá, bem te vi, pica-pau, João de barro, assanhaço, pássaro preto, rolinhas e pombos. O parque também é habitat para micos. A flora é composta por mogno, pau ferro, pau mulato, sibipiruna, ipês nas cores amarelo, rosa e branco, sete cascas, oitis e pés de manga. Em sua vegetação, remanescente de Cerrado e Mata Atlântica, são encontradas espécies como o capim colonião e meloso, aroeira, angico rajado, caviúna, mutamba, goiaba brava e jacarandá.

Para a psicóloga Alessandra Lanza, moradora do bairro Santa Cruz, que frequenta diariamente o parque, a área verde é um incentivo para a prática de atividades físicas. “Tenho diversas opções de academias e outros espaços abertos perto da minha casa, mas esse foi o local ideal que escolhi para me exercitar durante o período da tarde. Além de ter o contato com a natureza e desfrutar do ar puro, aqui é mais agradável, muito seguro e atraente”, disse Alessandra, que utiliza o espaço há mais de dez anos.

Preservação do parque

Para preservar o patrimônio ambiental, a administração local conta com uma equipe de quatro guardas municipais que trabalham durante 24 horas. Faixas e placas afixadas em diversos pontos têm o objetivo de conscientizar e oferecer alternativas que visam envolver o público em um processo de valores e atitudes em relação ao meio ambiente. “Temos que orientar até mesmo as próprias mães, que não passam bons exemplos para seus filhos ao extrair flores e mudas. Além disso, chamamos a atenção em relação a lixo jogado no chão e pichações nos equipamentos do parque”, explica Roberto Marcio.

É com muito carinho que o funcionário Abel dos Reis Ramião, que trabalha no parque há quatro anos, poda as plantas em formas ornamentais. “O objetivo da minha função é dar formas artísticas às plantas através do corte com tesouras de podar. Todos que passam por aqui ficam admirados com o resultado”, disse o jardineiro, ao fazer a topearia do fícus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...