sexta-feira, junho 07, 2013

Regional Nordeste inaugura plano para erradicar o analfabetismo



DSC04558As ações dedicadas a erradicar o analfabetismo na região Nordeste serão assumidas enquanto política pública prioritária para todas suas áreas de atuação, responsáveis por auxiliar a gerência de educação neste processo de permanente interação entre Poder Público e sociedade. Esta foi a principal diretriz aprovada durante encontro realizado no auditório da secretaria na última sexta-feira, dia 7.

 

A reunião mensal entre diretores e vice-diretores das 29 escolas municipais da região junto aos integrantes da equipe pedagógica da Gerência Regional de Educação teve como pauta única o debate em torno das iniciativas que serão assumidas para aprofundar as políticas de combate ao analfabetismo. De acordo com o censo de 2010, a região Nordeste possui pouco mais de sete mil pessoas em idade adulta não alfabetizadas, e outras cinco mil com o Ensino Fundamental incompleto.

Atualmente, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) conta com 65 turmas regulares em onze escolas da região, além de dez turmas externas, cujas aulas são oferecidas em locais como associações comunitárias, igrejas e casas de idosos. Ao todo, são atendidos na Nordeste mais de dois mil jovens e idosos em turmas com horários e cronogramas específicos para o programa.

De acordo com Geraldo Magela, secretário de administração da Regional Nordeste, será necessário o envolvimento de cada gestor público para que, de forma integrada, seja garantido às pessoas não alfabetizadas o direito de estudar. “O mundo avança cada dia mais para a concretização desta era da informação e do conhecimento, e Belo Horizonte reúne as condições para mais uma vez se tornar exemplo e erradicar o analfabetismo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...