terça-feira, junho 04, 2013

UniBH expande atuação e chega a região Nordeste da capital



unibh minas shopping finalChegada da instituição à região é uma consequência do crescimento populacional e econômico do Vetor Norte da cidade. Localizado na Av. Cristiano Machado, novo campus oferecerá cursos tecnólogos, graduação e pós-graduação. Prestes a chegar à marca histórica de 20 mil alunos, o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) prepara sua expansão em Belo Horizonte. Além dos campi Antônio Carlos, Estoril e Lourdes, a partir de 1o de agosto o UniBH terá uma nova unidade no bairro União.

Localizado na Av. Cristiano Machado, ao lado do Extra Minas Shopping, o novo campus terá capacidade inicial para 420 alunos. Serão 80 funcionários, dentre professores e administrativo, salas de aula equipadas com ar condicionado e data show, laboratórios, biblioteca, auditório com capacidade para 200 pessoas, banheiros, salas administrativas, lanchonete e espaço de convívio. Uma das vantagens da nova unidade é o fácil acesso ao metrô (Estação São Gabriel) e a várias linhas de ônibus que atendem a região.

As obras no espaço de 2.400 m² serão realizadas a partir do dia 1º de junho. O primeiro vestibular para os cursos do novo campus acontecerá dia 25 de maio, com início das aulas previsto para o dia 9 de agosto.

De acordo com o reitor do UniBH, Rivadávia Drummond, a chegada da instituição à região é uma consequência do crescimento populacional e econômico do Vetor Norte da cidade. “O UniBH faz parte da história de Belo Horizonte. Sempre acompanhamos os movimentos da cidade e oferecemos aos cidadãos acesso à educação superior de qualidade. Foi assim em 1991 com o campus Estoril e pretendemos repetir o sucesso na unidade Cristiano Machado”, afirma.

Geomarketing

A escolha do local do novo campus foi feita por meio de um estudo de geomarketing coordenado pelo professor do curso de Geografia do UniBH, Julio Giovanni Ribeiro. Por meio do Censo 2010 IBGE, esse trabalho de pesquisa mostrou que Belo Horizonte ainda possui um déficit de vagas no ensino superior. Os dados foram utilizados para fazer um comparativo entre o número de alunos potenciais e o número de alunos efetivamente matriculados nas faculdades da capital.

O segundo momento da pesquisa foi determinar a escolha do local do novo campus. Para melhorar o acesso dos alunos, o UniBH decidiu ampliar a sua postura multicampi. O objetivo é aproximar os campi do UniBH as regionais da cidade, para que os alunos não precisem atravessar a cidade para fazer seu curso.

Para a definição do bairro, alguns critérios foram analisados, como a pesquisa socioeconômica de bairros, demanda demográfica (onde há maior concentração de pessoas dentro do perfil socioeconômico) e acessibilidade (melhor escoamento, acesso e deslocamentos mais estratégicos). Outros pontos importantes considerados nessa escolha do local do novo campus foram a demanda metropolitana com acesso aos municípios limítrofes a Belo Horizonte – Vespasiano, Santa Luzia, Lagoa Santa, Sabará – e a análise da presença de outras instituições de ensino superior na região. “O conjunto dessas avaliações nos permitiu concluir que o campus Cristiano Machado é estrategicamente viável, pois atende as características da pesquisa socioeconômica e demanda demográfica. Além disso, o campus está no início do Vetor Norte da cidade, em um ponto de conversão da Cristiano Machado, do BRT e metrô, o que facilitará o acesso dos nossos alunos”, ressalta professor Julio.

Em 2013, serão oferecidos os cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica e os cursos tecnólogos em Comércio Exterior, Recursos Humanos, Processos Gerenciais, Marketing, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Logística e Construção de Edifícios.

No novo campus, o UniBH ofertará também, 21 turmas de MBA e Pós Graduação: MBA em Gestão de Negócios, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, MBA em Custos e Controladoria, MBA em Gestão de Logística e Produção, MBA em Gestão Integrada da Qualidade, MBA em Gestão e Processos Gerenciais, MBA em Marketing Estratégico, MBA em Contabilidade e Finanças, MBA em Gestão Educacional, MBA em Gestão Estratégica de Saúde, Pós-Graduação em Desenvolvimento e Análise de Software, Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Pós-Graduação em Direito Administrativo na Administração Pública, Pós-Graduação em Gestão de Segurança da Tecnologia da Informação, Pós-Graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais, Pós-Graduação em Direito do Trabalho Corporativo, Pós-Graduação em Marketing e Comunicação, Pós-Graduação em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas, Pós-Graduação em Meio Ambiente e Geoprocessamento e Pós-Graduação em Estética aplicada à Cosmética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...