sexta-feira, agosto 30, 2013

DEDICAÇÃO DE SERVIDORES DA SAÚDE É DESTAQUE EM CAMPANHA DE VACINAÇÃO



Servidores VacinaçãoQuem foi ao Centro de Saúde Maria Goretti no último final de semana levar seus filhos para vacinar, conferir o trabalho e a dedicação de cada servidor envolvido na Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação. Para que tudo dê certo, é necessária uma preparação que começa com o trabalho do agente de saúde que visita os moradores da comunidade. Cada uma das quatro Equipes de Saúde da Família que trabalham na região coberta pelo centro se dedica a esclarecer dúvidas, orientar e mostrar a importância de campanhas como esta para a melhoria das condições de saúde da população.

Vânia Araújo é agente do Centro de Saúde Maria Goretti há 12 anos. Para ela, o momento do contato entre os agentes e os moradores é fundamental para que o resultado positivo seja alcançado. “Nós mantemos esse vínculo entre a saúde e a comunidade e ajudamos sempre com o que está ao nosso alcance. Nesse momento sabemos que é fundamental manter em dia o cartão de vacina das crianças”, afirmou.

A organização do material usado durante a campanha também é fundamental para o êxito do trabalho. Atividade que conta com o apoio e a participação de vários servidores, e que se reflete no dia a dia do centro de saúde. Segundo a gerente da unidade, a enfermeira Ana Paula Costa, a união da equipe torna o trabalho muito mais eficiente em eventos como a campanha de vacinação, mas principalmente no dia a dia da unidade. “O envolvimento de todos está ligado à busca pelo êxito. Com isso, conseguimos nos aprimorar principalmente no controle do fluxo do nosso trabalho, o que é muito importante desde o primeiro contato dos agentes comunitários de saúde com as famílias. Tudo isso faz com que melhoremos diariamente os indicadores de saúde na faixa etária que atendemos na campanha”, explicou a gerente.

Atualmente, o centro conta com 75 profissionais que atendem aproximadamente 14.500 pessoas, segundo o último censo. São feitos 80 atendimentos com agenda programada e em média outros 85 atendimentos de demanda espontânea. A farmácia do Centro de Saúde Maria Goretti atende uma média de 220 usuários por dia. Três vezes por semana a unidade promove ainda o lian gong, com participação diária de 40 usuários.

Campanha

A Campanha Nacional de Atualização da Caderneta de Vacinação pretende atender todas as crianças menores de 5 anos que necessitam de vacina. Aberta no último final de semana, se encerra hoje e tem como objetivo avaliar a situação vacinal desses menores que, na capital, são cerca de 128 mil.

Estão disponíveis durante a campanha todas as vacinas do calendário nacional de vacinação (10 no total). São elas: poliomielite inativada, poliomielite oral, meningocócica C conjugada, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e haemophilus influenza b), pneumocócica 10, hepatite B, tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche), triviral (sarampo, rubéola e caxumba), rotavírus e febre amarela.

É fundamental que os pais levem o cartão de vacinação dos filhos para que os profissionais de saúde possam identificar as vacinas que ainda estão faltando. A vacinação é destinada, apenas, para os menores de 5 anos que ainda não tomaram todas as vacinas e será oferecida em 151 locais. As vacinas estão disponíveis hoje em todos os 147 centros de saúde da capital e na Drogaria Araújo (avenida dos Engenheiros, 560, bairro Castelo), na Igreja Batista da Vila Ouro Preto (rua Aloisio Davis, 70, bairro Ouro Preto) e nos anexos dos centros de saúde Itamarati e Santa Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...