quinta-feira, agosto 08, 2013

FÓRUM DO IDOSO NA REGIONAL NORDESTE DEBATE ABORDAGEM NÃO MEDICAMENTOSA



Fórum do Idoso 1  A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Regional Nordeste, promoveu, na terça, dia 6, uma nova edição do Fórum do Idoso, realizado no auditório da própria regional, no bairro São Paulo. O fórum, que acontece mensalmente há mais de 10 anos, é um espaço de formação e informação de idosos da região Nordeste da capital e tem um público médio de 60 pessoas por reunião.

O tema debatido no último encontro foi a abordagem não medicamentosa às doenças prevalentes do idoso. Foram apresentadas práticas de atenção à saúde do idoso e abordagem nutricional, entre outros assuntos. Especialistas que trabalham em centros de saúde deram dicas e distribuíram folhetos sobre a prática de exercícios nas unidades da Academia da Cidade mantidas pela Prefeitura.

Segundo a psicóloga e coordenadora do fórum, Marisa Sueli Bethônico, a reunião promove uma integração entre grupos que querem melhorar a qualidade de vida das pessoas na terceira idade. “A escolha dos temas é feita pelos próprios participantes, que apresentam propostas e escolhem aquelas que julgam mais importantes. Com isso, eles também funcionam como multiplicadores de informação nas suas casas e entre os familiares”, explicou Marisa, que avalia como positiva a participação dos idosos inclusive no combate ao ócio e à tristeza. “Eles estão sempre animados e muitos falam inclusive em melhora de casos de depressão após a participação nos fóruns”, comentou.

O Fórum Regional do Idoso é promovido todas as primeiras terças-feiras de cada mês e conta com a participação de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Municipal de Educação, além de idosos das comunidades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...