sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Programa Saúde na Escola inaugura atividades de 2011




O Programa Saúde na Escola (PSE) deu o pontapé inicial aos trabalhos deste ano com um encontro realizado na última quinta, dia 16, no auditório da Regional Nordeste. A reunião passou por dois momentos, começando com a apresentação e análise de um gráfico contendo os resultados do programa no ano passado, seguida da apresentação do planejamento de 2011 e das novas ferramentas a serem utilizadas neste ano.

Entre elas se destacou uma planilha unificada para o preenchimento de dados relativos à educação e saúde das crianças atendidas, elaborada de modo a evitar a duplicidade desses dados e integrar ainda mais os setores envolvidos no programa. Outro importante equipamento apresentado foi a agenda conjunta da saúde e educação, construída no intuito de evitar que as atividades dos dois setores coincidam na mesma data.

A reunião contou a com a presença de gerentes de diversos centros de saúde, diretores de escolas e membros da coordenação do programa, além de todos os monitores das vinte e seis escolas municipais situadas na região Nordeste da capital. O secretário de Administração Regional Nordeste, Cláudio Vilela e a coordenadora geral de educação do PSE, Miriam de Oliveira, também participaram.


Madalena Pimentel, coordenadora regional de educação no PSE, reforçou durante a reunião a importância do programa para um desenvolvimento saudável dos alunos atendidos. “Uma vez que os monitores prestam um serviço de qualidade para essas crianças, elas passam a cultivar hábitos saudáveis desde cedo, se tornando adultos conscientes e menos vulneráveis a problemas de saúde”, explica.

Na Regional Nordeste, o Programa Saúde na Escola conta com monitores em todas as 26 escolas municipais da região, sendo um monitor para cada. Anualmente são atendidos cerca de 19 mil alunos do ensino fundamental. Para participar do programa, basta que o responsável pela criança assine a autorização no ato da matrícula na escola. O PSE presta avaliação médica nos centros de saúde, com encaminhamento para especialista quando necessário, avaliação odontológica e acuidade visual.



Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...