quarta-feira, outubro 05, 2011

Alunos do EJA montam exposição sobre história das nove regiões de BH



fotoeja Belo Horizonte está prestes a completar 114 anos de história no próximo mês de dezembro. Considerada uma das capitais mais modernas e com maior índice de qualidade de vida do país, a capital mineira guarda um número incontável de histórias e casos, vividos principalmente por quem mora na cidade desde suas primeiras décadas.

Foi para contribuir com o resgate desta importante trajetória que os mais de cem alunos matriculados no curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo, na Regional Nordeste, se reuniram em março para lançar um desafio: Recontar a história das nove regiões da cidade a partir da perspectiva de cada um.

Foram seis meses de muito trabalho até que, na última semana, foi apresentada à comunidade a exposição “Um olhar da Educação de Jovens e Adultos sobre Belo Horizonte e suas Regionais”. A escola ficou repleta de alunos, professores e moradores do Bairro São Paulo que foram à unidade acompanhar os resultados desta bela união de esforços.

Através de um convênio firmado entre a escola e a Secretaria Municipal de Educação, foram disponibilizados ônibus para que, durantes estes seis meses, os alunos pudessem visitar pontos importantes de Belo Horizonte, como o Mineirão, a Cidade Administrativa e o Mercado Central.

O grupo responsável por contar a história da Regional Nordeste teve como um de seus integrantes o aposentado Benedito de Moura, morador da região desde sua infância. Aos 72 anos, Benedito se emocionou ao lembrar que pela primeira vez está regularmente matriculado em uma escola, e contou aos colegas histórias dos tempos em que trabalhava nas fazendas onde hoje estão os bairros, São Paulo, União e São Marcos.

Os objetos, fotos, relatos e demais itens reunidos pelos alunos do EJA da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo estão a disposição de todos e podem ser encontrados na unidade, que fica na Rua Angola, número 109, Bairro São Paulo. O telefone da escola é o: 3277-6680.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...