segunda-feira, outubro 03, 2011

Municipalização do Hospital Nossa Senhora Aparecida completa um ano



blog A municipalização do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), na Regional Nordeste, acaba de completar um ano. A data foi comemorada na última sexta-feira, dia 30. A solenidade foi marcada com boas notícias e grandes expectativas. “Acabei de voltar de Brasília e fechei um recurso com o Ministério da Saúde de R$ 3 milhões para aplicar na Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida, na abertura de novos leitos e no ambulatório”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira.

O Nossa Senhora Aparecida é o primeiro hospital de Belo Horizonte municipalizado para integrar a sua rede. Construído há 42 anos graças aos esforços dos moradores da região, o hospital chegou a correr risco de interromper suas atividades por problemas financeiros. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) assumiu a sua administração e, em setembro de 2010, o hospital foi municipalizado. Dessa forma, passou a ser conhecido como Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida (UHNSA).

A administração da Unidade está, desde então, sob responsabilidade do Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB). Com a incorporação, o apoio à Unidade para exames mais complexos e o abastecimento de todos os materiais médico-hospitalares, dentre outros benefícios à assistência, também são feitos pelo HOB.
Para Yara Ribeiro, Superintendente do HOB, a parceria trouxe muitos benefícios para a Unidade, apresentando baixa taxa de permanência de pacientes. “A taxa UHNSA é uma das menores de Belo Horizonte, tem se mantido entre 5 e 6 dias. Estamos tendo um retorno muito positivo, tanto da Central de Internação, quanto da comunidade”, conta.

A cerimônia contou com a inauguração de um memorial, que tem o objetivo de criar um espaço de referência da Unidade. O Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, Padre José Felix deu uma benção aos presentes. O parabéns especial ficou por conta da orquestra da Polícia Militar de Belo Horizonte e, no encerramento, foi distribuído flores e bolo em comemoração ao aniversário.

Também estiveram presentes no evento o Secretário Adjunto da Administração Regional Nordeste, Paulo Bastos; a Gerente do Hospital Nossa Senhora Aparecida, Marta Cáfaro; a Gerente do Distrito Sanitário Nordeste, Carmem Cadete e o Presidente do Conselho Local de Saúde, Rodrigo Santos.

Unidade Hospitalar Nossa Senhora Aparecida

A UHNSA é uma unidade de Clínica Médica, de média complexidade, com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Nela são admitidos pacientes provenientes do HOB e Central de Internação do Município. Por mês, são internados aproximadamente180 pacientes.

Com 62 leitos no total, sendo 44 de Enfermaria, 08 leitos de Unidades Cuidados Intermediários (UCI) e 10 leitos de Terapia Intensiva (CTI), a Unidade possui ainda Ambulatório de Egressos, Exames Laboratoriais e de Imagem (Ecocardiograma, Ultrassom, Duplex Venoso e Arterial), além de uma equipe de apoio formada por Cirurgião Torácico, Fonoaudiologia, Fisioterapia Motora e Respiratória, Serviço Social e Psicologia.

A equipe da UHNSA é formada por médicos, com especialidade em clínica médica, cardiologia, infectologia e terapia intensiva, médicos, preceptores e residentes em Clínica Médica do HOB, profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, farmácia, assistência social e fonoaudiologia, além dos funcionários da área administrativa, portaria e serviços gerais.

Seguindo as metas do Contrato de Gestão, a UHNSA está atendendo, cada vez mais, pacientes e aumentando sua qualidade de assistência. Nos últimos seis meses, o número de atendimentos agendados no Ambulatório cresceu mais de 126% (em fevereiro foram 49 pacientes agendados e em agosto foram 111) e o número de pacientes atendidos cresceu mais de 96% (47 atendimentos em fevereiro e 92 em agosto). O mesmo aumento pode ser visto nos exames de imagem: cerca de 40% de crescimento nos Ecocardiogramas (de 41 para 70) e de 8% nos exames de Raio-X (de 396 para 426).

A municipalização do Hospital Nossa Senhora Aparecida e a implantação do programa 100% SUS complementam as ações que dão um novo contorno à gestão da saúde na capital, marcada por avanços no atendimento ao cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...