quarta-feira, novembro 28, 2012

Saúde da Nordeste apresenta resultados do Contrato Interno de Gestão



ma09aO secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, participou na última sexta-feira, 23/11, da recontratualização do Contrato Interno de Gestão, (CIG) da Regional Nordeste. O objetivo do evento foi apresentar resultados das ações propostas na assinatura do Contrato Interno de Gestão em 2011.

 

 

 

 

“Estou muito feliz em ver a apresentação desses resultados, isso certifica cada vez mais que somos responsáveis pelo cuidado da saúde da população e que temos procurado vencer nossos desafios”, disse o secretário.

Gerentes dos vinte e um Centros de Saúde da Regional apresentaram as ações realizadas durante o ano, apontando evoluções e desafios nas Unidades após a implementação do Contrato. “Com o CIG superamos as dificuldades de compreensão sobre a importância da gestão da informação, o sentimento de desconfiança que tínhamos, entre outros aspectos; o evento serve para avaliarmos o que foi feito e darmos continuidade no aprimoramento das ações que foram desenvolvidas” alegou a gerente do distrito Nordeste, Carmem Cadete.

“É muito importante para podermos refletir nossas ações e mostramos para a secretaria municipal de Saúde o que foi realizado. Depois do CIG melhoramos muito a assistência na nossa Unidade, realizando intensas ações para usuários faltosos e hipertensos”, alegou Monica Carolino, gerente do Centro de Saúde Cidade Ozanan.

O Centro de Saúde Cidade Ozanan atende população de baixo risco e desenvolve diversas atividades para os usuários idosos, como Lian Gong e grupo de fisioterapia com 80 idosos.

O CIG foi assinado em 2011, por profissionais de saúde de todas as Regionais de BH. Ele visa a melhoria dos processos e serviços de saúde além do planejamento e organização dos trabalhos desenvolvidos pelas unidades de saúde da PBH. Agora, no final de 2012 todas as Regionais apresentam em reuniões semelhantes a essas os resultados que obtiveram após a implementação do Contrato.

Contrato Interno de Gestão

Os contratos internos de gestão são uma estratégia de contratações entre partes, de formação de redes de compromissos entre os trabalhadores e gestores do SUS dos diferentes níveis, unidades, equipes e usuários.

No SUS-BH, o instrumento de Contrato está contemplando as diretrizes que foram amplamente discutidos na série de oficinas de qualificação da Atenção Primária (indicadores de saúde/assistência e grandes eixos de reorganização da atenção e gestão) e agregando os projetos de qualificação do SUS pactuados entre Ministério da Saúde e Secretaria Municipal.

Os objetivos do CIG são: Qualificar os processos de trabalho na Unidades de Saúde; Promover discussões sobre as ações necessárias a partir da análise de indicadores e informações de cada território de saúde e estimular o trabalho em equipe através da construção coletiva de análises, metas e planos de ação, a serem acordados entre os atores do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...