quarta-feira, julho 17, 2013

Encontro na Nordeste define metas para Conferência Municipal de Igualdade Racial



conferernciaigualdadeAs ações afirmativas desenvolvidas em combate a discriminação racial na região Nordeste cumpriram mais uma importante etapa nesta terça-feira, dia 16, através da realização da 3ª Pré-Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O ginásio do Centro de Apoio Comunitário (CAC) do Bairro São Paulo recebeu dezenas de estudantes, professores, lideranças comunitárias e gestores públicos com atuação reconhecida na luta contra o preconceito e o racismo.

Além dos debates e das intervenções feitas pelos participantes, o encontro contou com uma série de intervenções culturais. Acompanhada da filha, Laura Sena, e do violonista Hugo Sena, a cantora e contadora de histórias Fernanda Sena trouxe aos participantes um resgate de alguns dos mais importantes valores e ritos da cultura africana que influenciaram a construção da identidade brasileira desde a colonização até os dias atuais.

Após as apresentações, falaram sobre a importância da atuação permanente em busca da igualdade racial a Secretária Adjunta de Direitos de Cidadania, Silvia Helena, a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte, Rosângela Silva, a gerente de Assistência Social da Regional Nordeste, Rosângela Pastana, e a presidente da Guarda de Moçambique 13 de maio de Nossa Senhora do Rosário, Isabel Casimira.

A 3ª Pré-Conferência de Promoção da Igualdade Racial da Regional Nordeste contou ainda com quatro grupos de debates responsáveis por discutir diretrizes e aprovar ações conjuntas acerca de temas relacionados ao enfrentamento do racismo, a implantação de políticas públicas em defesa da igualdade e ao fortalecimento das comissões locais com interface junto aos mais diversos setores da sociedade. O encontro serviu também como etapa preparatória para a 3ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontece nos dias 19 e 20 de julho na Câmara Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...