sexta-feira, julho 05, 2013

Programa Escola Integrada reúne mais de dez mil alunos no Parque Guilherme Lage



Dia no Parque - Grazielle Souza (9)Dança, teatro, música, roda de capoeira e muita brincadeira. Assim foi do Dia no Parque – Dia de Confraternização das Escolas Integradas da Regional Nordeste, que aconteceu na sexta-feira, dia 5, no Parque Guilherme Lage (rua Angola, 665, Bairro São Paulo).

 

 

O evento teve a participação de todas as 25 escolas da regional que contam com o Programa Escola Integrada e atendem a mais de 10 mil alunos em atividades em período integral. O encontro movimentou o parque de 8h30 às 16h e contou ainda a participação dos palhaços Patati e Patatá, além de 26 apresentações artísticas.

Para o Coordenador das Escolas Integradas da Regional Nordeste, Raniel Florentino, a ideia de transferir, por um dia, as oficinas para o parque possibilita o contato com a natureza e o aprendizado na utilização do espaço público. “Com o programa, os meninos ampliaram a convivência na escola, mas precisam conviver com outras pessoas, com outros alunos, vendo o trabalho que está sendo desenvolvido em demais espaços da cidade. Isso aqui funciona muito bem como uma troca de experiências saudável e divertida”, salientou Raniel.

Na Escola Municipal Maria Assunção de Marco, que fica no bairro Goiânia, o Programa Escola Integrada oferece várias oficinas, entre elas música, dança e prática de esportes. Segundo o monitor de percussão da escola, Eric de Jesus Santos, o envolvimento da criançada com as atividades é muito grande. “O fato de serem oferecidas muitas oficinas amplia as opções e a participação acaba sendo muito maior. Hoje temos nove monitores, os meninos participam de tudo, mas sempre desenvolvem mais alguma atividade específica”, explicou Eric.

A Escola Integrada

A Escola Integrada é uma política municipal de Belo Horizonte, que estende o tempo e as oportunidades de aprendizagem para crianças e adolescentes do ensino fundamental nas escolas da Prefeitura. Atualmente, o programa atende mais de 60 mil alunos em 169 escolas municipais. São nove horas diárias de atendimento a milhares de estudantes, que se apropriam cada dia mais dos equipamentos urbanos disponíveis, extrapolando os limites das salas de aula e do prédio escolar. Estas oportunidades são implementadas com o apoio e a contribuição de entidades de ensino superior, empresas, organizações sociais, grupos comunitários e pessoas físicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...