terça-feira, julho 02, 2013

Servidores da Regional Nordeste fazem mutirão para doação de sangue



Doação de Sangue - Grazielle (1)Os servidores da Regional Nordeste da Prefeitura de Belo Horizonte participaram, na manhã desta terça-feira, dia 2, do programa de doação de sangue da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais – Hemominas. Durante toda a manhã, funcionários da prefeitura e moradores da região foram ao ponto de coleta montado na sede da regional (Rua Queluzita, 45 – bairro São Paulo), fizeram a sua doação e receberam informações sobre o Hemominas.

O guarda municipal Tiago de Souza Alves trabalha no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Vila Maria e foi à regional fazer sua doação. “Sou doador de sangue há algum tempo e acho muito importante a doação. Hoje estou bem, mas amanhã posso precisar do sangue de alguém. Então, nada mais justo do que eu doar para alguém que precisa agora”, destacou Tiago que achou muito bom poder fazer a doação perto do seu local de trabalho.

O programa de coleta externa é desenvolvido pelo Hemominas duas vezes por semana. Nas terças e quintas-feiras, funcionários da fundação vão a diferentes locais da região metropolitana e preenchem fichas de inscrição dos voluntários que passam por um processo de triagem quando são submetidos a uma avaliação clínica. Estando apto, o voluntário é então encaminhado para o centro de coleta.

Segundo o médico e responsável pela triagem de doadores, João Paulo de Andrade Maria, o processo de coleta externa de sangue foi uma ótima alternativa encontrada pelo Hemominas para ampliar o número de doadores. “O fato de a pessoa estar no seu ambiente de trabalho ajuda muito. O voluntário fica com menos receio e timidez, além disso, levamos a imagem do Hemominas até a população”, explicou o médico.

A assistente social Maria Zélia Ottoni é coordenadora da coleta externa. Segundo ela, os pedidos de agendamento deste trabalho são muitos e a atividade é feita durante todo o ano entre oito e dez vezes por mês. Empresas e instituições que tiverem interesse em participar do programa devem entrar em contato pelo telefone 155.

Como doar sangue

Os interessados em doar sangue devem procurar uma das unidades de atendimento do Hemominas listadas no site www.hemominas.mg.gov.br. A doação pode ser feita na hora do comparecimento ou agendada com antecedência, por telefone. Algumas unidades disponibilizam o serviço de pré-agendamento on line, que permite ao doador escolher pela internet o dia e a hora do atendimento para coleta de sangue.

Quem pode doar

- Pessoas entre 18 e 67 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar, se acompanhados dos responsáveis legais ou portando autorização desses, com firma reconhecida em cartório. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado, pelo menos, uma doação antes dos 60 anos.

- Quem tem e está com boa saúde;

- Quem pesa acima de 50 kg;

- Quem dorme bem na noite anterior à doação;

- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Quem não pode doar

- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época em que a pessoa tratou da hepatite A (IgM positiva).

- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;

- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;

- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;

- Quem usou ou usa drogas injetáveis;

- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;

- Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três (3) meses; após cesárea, seis (6) meses;

- Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;

- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;

- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.

- Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).

Para doar, o candidato não pode estar em jejum. Se a doação de sangue for feita pela manhã, é preciso que o doador esteja bem alimentado. Se for à tarde, deve-se esperar três horas após o almoço. O prazo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de 60 dias, para os homens, e 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade acima de 60 anos, o intervalo é de seis meses.

O material utilizado para a coleta do sangue é descartável e não há risco de se contrair doenças. A cada nova doação, o candidato passará por nova triagem clínica e o sangue será submetido a rigorosos testes laboratoriais.

O atendimento ao doador para informações também pode ser feito pelo telefone 155.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...